Por que elogiar faz bem?

Atualmente é possível observar que o ato de elogiar tem se tornado cada vez mais raro. Talvez tudo isso seja devido a velocidade que o mundo está, em meio a correria do dia a dia é mais difícil notar o quão elogiar faz bem.

Outra possibilidade se refere à cultura do cancelamento, com as redes sociais é comum que as pessoas entendam que podem criticar o trabalho alheio a todo tempo, suas atitudes e posicionamentos e, em meio a isso, esqueçam o porquê elogiar faz bem. Para saber alguns benefícios desse ato siga lendo esse post!

Impactos a nível individual

Um elogio pode nos impactar de muitas formas. Pode nos fazer sentir reconhecido, trazer alegria, motivação, impulsionar nossa autoestima. Pode muito contribuir para melhorar nosso entendimento de felicidade no dia a dia.

Muitas pessoas por vezes preferem não elogiar algumas ações pois entendem que tais atitudes podem ser compreendidas como obrigação, mas de toda forma é importante que elas sejam reconhecidas, para motivar tais atos para que eles sigam fazendo parte do nosso dia a dia.

Quando somos reconhecidos por estar dando o melhor de nós, isso tende a nos fazer sentir bem conosco e a nos incentivar a segui nessa mesma linha e, um desencorajamento que pudesse estar por perto tende a se dissipar.

Essa movimentação acaba por trazer motivação para seguirmos rumo as nossas metas e objetivos e acarreta grandes impactos na autoestima, tende a nos fazer senti melhores conosco.

Impactos nas relações pois elogiar faz bem

Importante notar que elogiar faz bem não apenas a nós mesmos, favorece também nossas relações com terceiros, sejam esses amigos, família ou apenas conhecidos.

Quando elogiamos isso tende a criar um elo com aquele que elogiamos, e incentiva a empatia entre os pares. O mesmo fenômeno acontece na situação oposta, quando somos elogiados.

Os elogios tendem a nos tornar mais abertos e bem-humorados para estabelecer essas relações e ampliar conexão com as pessoas que dividem o nosso dia a dia.

Impactos no Desempenho

Elogiar faz bem e não apenas a nível pessoal, eles podem ser sentidos também no âmbito profissional. Elogios tendem a melhorar o desempenho no trabalho.

Quando somos reconhecidos no âmbito profissional apresentamos melhores resultados e isso acaba por estimula alta performance. Esses benefícios não são apenas sentidos nos resultados da empresa, mas também podem ser notados na equipe, uma vez que torna o ambiente de trabalho mais harmonioso.

Olhar para si, pois elogiar faz bem

Por fim é importante também se elogiar. Quando falamos de elogio pensamos sempre em terceiros e quais são suas diversas habilidades e competências. Porém, por vezes faltou em olhar para nós mesmos.

É interessante reconhecer o que temos feito, como temos melhorado e o que conquistamos ao passar dos anos. Por vezes precisamos olhar de forma mais gentil para nós mesmos, para que o dia a dia seja mais leve e menos estressante.

Após apontar todos esses benefícios é certo que elogiar faz bem. Elogios tem o poder de impactar positivamente nossas relações, nosso contexto profissional e nosso olhar para nós mesmos.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante