Como superar adversidades? Veja dicas

Por vezes parece que estamos envoltos apenas de problemas e eles tendem a não desaparecer, pelo contrário parecem se multiplicar cada vez mais. Pensamos até se tratar de conspiração ou algo do tipo. Quando vivemos esse tipo de situação é importante saber como superar adversidades.

Para evitar que as adversidades se tornem maiores é preciso força de vontade e cuidar com a autossabotagem. Muitas vezes, quando nos vemos em situações difíceis é comum que entremos em linhas de pensamentos prejudiciais para nós mesmo, em que desacreditemos do nosso potencial de vencer tal obstáculo.

Quando acabamos por desacreditar em nós mesmo, acabamos por nos prejudicar e, por vezes cessamos oportunidade de crescer. Siga com a leitura para saber como superar adversidades.

Reconhecendo a adversidade

Muitas vezes temos dificuldade em aceitar que estamos passando por uma fase difícil, que adversidades fazem parte da vida. Mas como superar as adversidades se nem mesmo assumimos que estamos passando por elas? Sendo assim é importante, inicialmente, reconhecer e aceitar o momento que se está vivendo.

Há duas formas de olhar para as adversidades da vida, há a possibilidade de enxergá-las como difíceis obstáculo a serem superados ou como uma oportunidade de crescimento. É certo que entender como obstáculo torna o processo mais penoso, enquanto entender o processo como possiblidade de crescimento, traz uma certa leveza para o assunto em questão.

De todas as formas é preciso sempre acolher a vulnerabilidade. Essa é uma tarefa difícil, já que somos ensinados que precisamos sempre ser fortes e não expressar certos sentimentos como tristeza, angustia e desesperança. Porém, se não olharmos para eles, como poderemos superá-los ou aprender a lidar com eles?

Lidando para saber como superar adversidades

Desafios sempre farão parte da vivência humana, como lidar com ele é que fará a diferença. Sempre que possível opte por olhar para suas adversidades de forma mais leve, menos penosa, que busque procurar soluções criativas. Com criatividade e perseverança passar por esse momento turbulento da sua vida se tornará mais fácil.

Importante também sempre pensar bem antes de agir. Nessas situações, por querer resolver as questões o quanto antes, acabamos por tomar decisões precipitadas. Ou seja, com a cabeça quente, não avaliando as possibilidades e as consequências da melhor forma. Esse tipo de situação pode ser facilmente evitado se você optar por pensar com calma e examinar melhor toda o cenário.

Por vezes ao lidar queremos resolver tudo sozinhos, mas é importante saber que não há problemas em pedir ajuda quando necessário. Talvez seja hora de acionar sua rede de apoio, para que eles possam te auxiliar com o que puderem e até contribuir com diferentes pontos de vista sobre sua adversidade em questão.

Caso suas alternativas pareçam ter se esgotado, e sua rede de apoio não consiga contribuir para o seu assunto em questão, há sempre a possibilidade de buscar auxilio profissional.

Por fim é importante se lembrar que as adversidades passam. Quando estamos imersos em nossas questões, parece que não há luz no fim do túnel. Porém, com perseverança, criatividade e paciência aprenderemos a como superar as adversidades.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante