Reforço positivo: entenda abaixo

No mundo competitivo de hoje, cada vez mais são desenvolvidas técnicas que auxiliam na manutenção do foco para que seja alcançado um grande feito. A técnica do reforço positivo é um método de treinamento que auxilia centenas de pessoas a alcançarem seus objetivos, saiba mais neste post.

O que é e como reconhecer o reforço positivo

Essa técnica funciona como uma recompensa a cada vez que uma atitude esperada é realizada e, em havendo essa recompensa, acaba por estimular a prática constante daquela atitude boa.

Conseguimos identificar uma situação como de reforço positivo quando:

É claro que uma consequência positiva está atrelada a um comportamento em específico;

A recompensa atrelada aumenta a probabilidade daquele comportamento tornar a ocorrer;

A repetição da atitude é mais provável justamente porque se sabe que com ela a consequência ocorrerá.

Meio que inconscientemente já tomamos atitudes levando em conta essa técnica. Por exemplo, se estudamos para uma prova e temos uma nota máxima, recebemos o elogio da professora, que funciona como um estímulo positivo e acaba por incentivar a repetição da prática do estudo, já que, com ele, certamente ocorrerá um novo elogio.

Como posso usá-lo em minha vida?

O reforço positivo pode ser usado em diversas esferas da nossa vida, desde que haja um comportamento que se deseje praticar com mais frequência.

No ambiente de trabalho, é uma boa técnica para a liderança, uma forma de incentivar sua equipe a ter repetidas atitudes positivas, já que atrelado a esses comportamentos está uma consequência boa, tal como um “muito obrigado”, “parabéns”, “estou orgulhoso”. Por isso mesmo, é fundamental que o líder saiba recompensar a sua equipe.

Na vida pessoal, quando temos um objetivo, podemos atrelar nossa atitude a uma recompensa que damos a nós mesmos. Por exemplo, se queremos perder peso, é possível fazer um acordo com si mesmo de que toda vez que se praticar exercícios físicos, haverá a recompensa (o reforço positivo) de se permitir comer um doce ao final de semana.

Portanto, basta identificar um objetivo final e analisar quais as atitudes que são necessárias para o alcance dessa meta e, em seguida, decidir qual a forma de se premiar de maneira a estimular a constante prática de comportamentos que possibilitarão o alcance de seu desejo maior.

Atitudes para reforço positivo

Algumas atitudes podem ajudar na hora de praticar essa técnica:

  • Não elogie ou critique demais: Isso é importante para não desestimular e, ao mesmo tempo, não banalizar o elogio.
  • Seja claro: a pessoa, e você mesmo, deve entender exatamente qual a atitude que gerou aquela consequência.
  • Dê oportunidades: para si mesmo ou para os membros de uma equipe. É importante que tenhamos a chance de termos atitudes cada vez melhores em busca de recompensas já sabidas.

Agora que você já conhece a técnica do reforço positivo, tente aplicar na sua vida e no seu trabalho. Certamente ajudará na prática das tarefas do cotidiano e na organização de sua vida para o alcance de uma meta.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante