Impaciência prejudica? Entenda abaixo

Realmente a impaciência prejudica? Principalmente com a velocidade das demandas atuais e a necessidade de fazer múltiplas tarefas ao mesmo tempo, ser paciente é uma tarefa que pode parecer praticamente impossível.

Porém, é preciso ter em mente que impaciência prejudica e, por isso mesmo, esse post vai te convencer de que mais que uma virtude, a paciência é benéfica à sua saúde.

O que a impaciência pode trazer de malefícios?

Não importa com qual frequência você se sente impaciente, é fato que a impaciência prejudica, pois traz consigo uma série de sentimentos negativos, como ansiedade, estresse, raiva e irritação, os quais acabam por influenciar de forma maléfica em sua vida e saúde, já que pode causar:

  • Obesidade: pessoas com menos paciência são consumidoras mais assíduas de alimentos de fácil acesso, os denominados “fast food”, altamente calóricos e ricos em sódio, contribuindo ao ganho de peso e desenvolvimento de problemas de saúde, como diabetes;
  • Hipertensão: os especialistas já apontam a impaciência como um dos principais fatores para desenvolvimento da hipertensão, já que há um estreitamento dos vasos sanguíneos e aumento da pressão arterial quando as pessoas enfrentam uma situação de estresse e irritação;
  • Envelhecimento precoce: existe uma parte dos cromossomos de nossos DNA’s denominada telômero que é responsável pela longevidade. Estudos resultaram em publicação na revista “Proceeding of the National Academy of Science” que demonstrou que a impaciência prejudica na questão do envelhecimento porque degrada mais rapidamente os telômeros, acelerando o processo de envelhecimento.

Impaciência prejudica, como se tornar uma pessoa mais paciente?

A paciência é um exercício de autocontrole que deve ser praticado por todas as pessoas. Todos podem aprender a ser pacientes e devemos ter em mente que existem situações que estão fora de nosso controle.

Portanto, é importante saber identificar tais momentos e trabalhar com os sentimentos próprios, os quais dependem única e exclusivamente de nós.

Algumas dicas para se tornar mais paciente são:

  • Respire profundamente: em momentos difíceis, respire e expire lentamente, prestando atenção no seu corpo, isto fará com que você fique mais calmo;
  • Tenha foco no que importa: evite focar seus pensamentos em grandes eventos, pois isso traz ansiedade. Mantenha a mente nas menores tarefas e conquistas que te levaram até ali, apreciando todos os pequenos momentos;
  • Pratique exercícios físicos: nem que seja uma caminhada, movimentar e exercitar o corpo. Essas são ótimas ferramentas para acalmar a mente.
  • Tenha distrações: faça passeios, caminhadas, vá a parques, enfim, tenha sempre distrações. Pois ajudam a aliviar o estresse e desviar a mente de pensamentos que geram impaciência e ansiedade.
  • Tenha alguém para conversar: sem abusar da boa vontade de seus amigos. Procure expor suas angústias com alguém de sua confiança. Isso costuma aliviar suas aflições e, ainda, pode ser que seu amigo tenha um bom conselho para ajudar.

A impaciência prejudica porque nos impede de ter uma vida mais leve e livre de sentimentos que em nada contribuem. Principalmente em prol de você mesmo, siga as dicas acima e se torne uma pessoa mais positiva e feliz.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante