Como tomar decisões difíceis? Veja abaixo

Todos os dias somos obrigados a tomar diversas decisões, das mais simples às mais complexas, e muitas vezes ficamos em dúvida sobre qual rumo tomar, principalmente porque nossas escolhas podem impactar nossos futuros para sempre. Por isso, esse post se dedica a dar dicas de como tomar decisões difíceis e qual a melhor maneira de encarar esse tipo de situação.

É importante ter em mente que uma decisão implica necessariamente na perda de uma chance, portanto, não se apegue a isto na hora de escolher, pois essa é uma consequência inevitável. Pensando nisso, quando se deparar com um grande impasse, pense em:

1. Identificar o preço de sua decisão

Antes de tomar um rumo na sua vida, é importante fazer um movimento de projeção da sua decisão e identificar, no futuro, quais as consequências positivas e negativas daquela atitude.

Por exemplo, antes de aceitar ou não uma oferta de emprego, pense em tudo aquilo que você terá que abrir mão e, em seguida, avalie o quanto o preço por essa escolha vai te trazer tristeza. É, basicamente, um exercício de análise de custo-benefício.

Sendo o custo menor que o benefício, por mais que a escolha lhe traga coisas ruins. Estas serão superadas pelas consequências positivas daquela tomada de atitude.

E, com isso, fica mais fácil saber como tomar decisões difíceis, já que o exercício de racionalização acima mencionado sempre te trará tranquilidade, ou seja, a certeza de que o certo foi feito.

2. Superar as adversidades de sua escolha

Na hora de saber como tomar decisões difíceis, outro aspecto a ser levado em conta é que você terá que superar os malefícios advindos daquela escolha. E por isso mesmo, avalie antecipadamente se você tem suporte emocional e financeiro para encarar esse desafio.

Isso quer dizer que de nada adianta você tomar uma decisão se não tiver como superar. Ou resolver as implicações negativas que dela advém.

Por exemplo, não parece sábio aceitar uma oferta de emprego em outro país. Principalmente, se você não tiver condições psicológicas de se afastar da sua família e amigos. Isso se tornará um grande empecilho em sua vida.

Portanto, faz parte do processo de como tomar decisões difíceis ter estratégias para superar obstáculos. E sempre ter em mente os valores que te levaram até ali, do contrário, você acabará se submetendo a um ciclo de auto sabotagem.

3. Procure exemplos confiáveis de como tomar decisões

Já dizia o ditado de que se conselho fosse bom se vendia e não se dava. Independentemente da veracidade desse pensamento, tente se inspirar em pessoas que passaram por uma situação parecida com a sua.

Obviamente você deve se pautar em histórias reais. E de pessoas confiáveis, mas o fato é que certamente alguém enfrentou o mesmo dilema. E poder conhecer sobre a trajetória dessa pessoa é um relevante caminho para tomar uma decisão de maneira mais serena.

Saber como tomar decisões difíceis é um aprendizado constante e se aprimora conforme nossa maturidade, mas não por isso que você deve se desesperar, siga as dicas acima e viva mais tranquilamente.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante