Como economizar dinheiro em 2021

Vivemos tempos difíceis, com instabilidades econômicas e muitas incertezas de como e quando as coisas se normalizarão. Dentro desse contexto, uma das perguntas mais feitas é como economizar dinheiro. Por isso preparamos este post para te ajudar a ser mais financeiramente saudável.

1. Deixe de ser inscrito em todas as listas de e-mails de lojas e comércios

É ilusão achar que você precisa aproveitar aquela promoção. Todos os dias são centenas de comércios que oferecem promoções e você vai ser bombardeado com muitas publicidades. Então se desconecte do pensamento de que aquela é uma oportunidade única.

Além disso, essas publicidades não têm outro objetivo senão de te fazer comprar, ou seja, não há sentido algum em permanecer inscrito para receber esse tipo de conteúdo se você quiser saber como economizar dinheiro.

2. Negocie todos os seus gastos e saiba como economizar dinheiro

Respire, tenha paciência e tempo. Esses são os requisitos para que você renegocie taxas dos serviços que hoje contrata.

Pode ser que não dê certo, mas qualquer desconto que você consegue no cartão de crédito ou na TV por assinatura, por exemplo, já é alguma conquista para quem almeja ter menos gastos.

3. Reveja as suas assinaturas e saiba como economizar dinheiro

Esse é o momento para repensar algumas despesas relacionadas a assinaturas mensais, como TV por assinatura, jornais, revistas, clubes e outros serviços.

Como são gastos fixos, é essencial que você tenha certeza de que tal serviço é imprescindível e que o valor investido tem retorno, do contrário, faça o cancelamento.

4. Negocie suas dívidas e financiamentos

Uma outra forma de como economizar dinheiro é rever seus gastos com taxas de bancos. As instituições financeiras aplicam diferentes taxas de juros e condições.

Por isso mesmo estude qual banco fornece o melhor cenário para você e, em seguida, solicite para fazer a portabilidade de sua dívida: é gratuito e isso poucas pessoas sabem.

5. Método das 3 canetas

Pegue os seus extratos bancários e divida seus gastos em três categorias: essencial, pode ser reduzido e pode ser eliminado. Em seguida, escolha canetas de 3 cores e pinte os gastos de seu extrato de acordo com essa classificação, cada cor equivale a uma das categorias.

Com isso, será fácil visualizar qual o tipo de despesa que mais exige gastos e, assim, poderá reavaliar seu comportamento financeiro, principalmente se você se der conta de que boa parte de seu dinheiro está sendo despendida com coisas que podem ser eliminadas.

6. Tenha foco nas suas metas

Para não perder o controle facilmente e focar em como economizar dinheiro, faça uma lista de suas metas e tente não se desviar dos itens ali listados.

Por exemplo, se você precisa ir ao shopping para comprar um tênis, não há razão para também adquirir uma roupa, uma bijuteria e uma capa de celular. Por isso mesmo, foque naquilo que realmente é necessário.

Principalmente com a gama de opções de compra, não é fácil se desconectar da realidade consumista e não se desviar do caminho de como economizar dinheiro, mas seguindo as dicas acima você terá mais confiança para trilhar os seus objetivos.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante