Liderança e comunicação: por que é importante?

No exercício da gestão de pessoas, liderança e comunicação são duas habilidades que sempre andam lado a lado e são praticamente pressupostos para que se tenha um verdadeiro perfil de líder. Saiba mais sobre o assunto no post abaixo.

Por que liderança e comunicação são importantes?

Uma empresa é feita por pessoas e, justamente, atende outras pessoas, motivo pelo qual saber lidar com pessoas é o primeiro e mais importante passo para que haja sucesso em um negócio.

A liderança e comunicação são praticamente sinônimos, porque o bom líder precisar de fazer entender e entender plenamente as pessoas de sua equipe, fatores estes que somente são possíveis através da comunicação.

Líderes antigos insistem nos mesmos erros e continuam com os mesmos problemas de comunicação, os quais culminam em dificuldades em delegar tarefas, dar feedbacks positivos ou negativos sobre a qualidade do trabalho e saber transmitir conhecimentos.

Não é à toa que tantas pessoas sofrem assédio moral em seus trabalhos e criam relações patológicas com seus empregos: os líderes simplesmente não sabem falar com seus subordinados, o que faz deles, na verdade, pessoas com cargos de liderança, mas sem que exerçam a liderança.

Liderança e comunicação, portanto, caminham juntas e nunca devem se separar na construção de um negócio próspero.

A vantagem da comunicação assertiva

Para que líderes sejam efetivamente pessoas de liderança devem saber como aplicar a comunicação assertiva em seus ambientes de trabalho.

A comunicação assertiva é a capacidade de se posicionar objetivamente, comunicar-se de maneira respeitosa, clara e eficiente. Ou seja, passando à equipe quais as tarefas a serem cumpridas, a importância do engajamento ao futuro da empresa. E, principalmente, a motivação necessária para que a equipe caminhe sempre unida e em prol de um bem maior.

Como desenvolver a comunicação assertiva

Já que liderança e comunicação são indissociáveis, confira algumas dicas de como desenvolver a comunicação assertiva:

  • Autoconhecimento: o bom líder sabe seus pontos fortes e fracos. Assim, conhece como aprimorar suas virtudes em prol da equipe e, ao mesmo tempo, sabe quais as falhas que deve reverter;
  • Investir no diálogo: a conversa ainda é a melhor ferramenta de resolução e conflitos e desenvolvimento de planos de negócio. Não deixe que as coisas fiquem subentendidas: exponha seu ponto de vista e esteja aberto a ouvir o que os outros têm para falar;
  • Aprimore-se: a excelência profissional está aliada a um constante investimento na própria capacidade técnica. Não se engane: conhecimento nunca é demais e um profissional desatualizado não é interessante no mercado;
  • Troque experiências: buscar pela orientação de outros líderes é enriquecedor. E com a troca de experiência você pode se tornar um profissional cada vez melhor;
  • Coaching: o acompanhamento por meio de coaching é uma forma de investir no seu aprimoramento profissional. Além de garantir que você seja um líder mais atento e interessante à empresa.

Agora que você já sabe da importância de manter liderança e comunicação sempre juntas, invista em cursos que aprimorem a sua comunicação e seja um líder mais ativo.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante