5 dicas para gestão de tempo

Com certeza uma das coisas que mais ouvimos e falamos é “estou sem tempo” ou “não tenho tempo para nada”. O tempo certamente é o bem mais importante e escasso na sociedade contemporânea, mas não faça dele seu inimigo e saiba, aqui, como trabalhar a gestão do tempo a seu favor.

O que é produtividade?

O conceito majoritário de produtividade, hoje, é a capacidade de produzir o máximo possível e na menor quantidade de tempo, dando menor importância à qualidade do que se deveria.

Contudo, a produtividade, na percepção de boa parcela da sociedade, e que tem convencido cada vez mais pessoas, deve estar atrelada à qualidade das tarefas cumpridas e, não, na quantidade.

Além disso, o profissional com produtividade não é só aquele que entrega o trabalho de qualidade, mas que também dá atenção à sua vida pessoal, conquistando equilíbrio nas vidas pessoal e profissional.

Levando em conta essa definição de produtividade, a gestão do tempo se torna um mecanismo de alcançar a boa divisão do tempo para garantir a entrega de trabalho de qualidade e, ao mesmo tempo, ter qualidade de vida.

Como fazer uma melhor gestão de tempo

Levando em conta essa equação, algumas dicas podem te ajudar a trabalhar a gestão do tempo e te fazer uma pessoa mais produtiva:

1.Invista no planejamento

Uma tarefa deve ser encarada como o conjunto de realização de várias outras pequenas tarefas. Portanto, planejar a realização de todas essas “minis tarefas” te poupará um significativo tempo. Já que a chance de ocorrência de erros e desperdício de tempo é menor.

2. Gestão de tempo: organize suas tarefas com logística

Pensar logicamente naquilo que deve ser feito é uma ótima ferramenta de gestão do tempo. Afinal, otimiza a realização das tarefas e evita retrabalho.

Lidar com as tarefas com logística também te ajuda a priorizar seus trabalhos e fazer suas obrigações no exato tempo e ritmo proporcionais à urgência daquilo.

3.Prazos podem ser sufocantes

Muitas vezes estabelecemos prazos desnecessários ou irreais. Ou seja, que mais sufocam e causam ansiedade do que ajudam na conclusão de alguma coisa.

Claro que prazos são importantes. Afinal, muitos deles são estabelecidos por terceiros. Porém, quando estabelecemos prazos próprios devem fazer um exercício de reflexão sobre a real necessidade daquele prazo e, ainda, se é razoável com o estilo de vida seguido.

4. Gestão de tempo: saiba a hora de parar e pensar

O ritmo da vida pode ser incessante. Muitas vezes é preciso parar e refletir se a forma como as coisas estão sendo executadas realmente é a melhor possível. O exercício da reflexão traz serenidade e confiança para continuar a trabalhar.

5. Pensar em nada também é bom

O ócio mental é importante para a manutenção da sanidade. Não ter tempo para descansar tem sido supervalorizado, mas a verdade é que isso traz desconforto e induz ao surgimento de patologias. Por isso mesmo tenha um tempo para fazer absolutamente nada.

Com essas dicas de gestão do tempo, certamente o equilíbrio da vida será alcançado mais facilmente.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante