Planejamento diário: benefícios e como fazer

Você já sentiu aquela sensação de que por mais que você realize tarefas aparenta que você não fez nada, ou já passou pelo sentimento que você nunca sai do lugar? Grande parte das vezes esse sentimento é gerado pela sua falta de planejamento diário.

Quando não se planeja bem o dia a dia acaba-se perdendo tempo com tarefas que não seriam necessárias naquela hora e, também, não conseguimos quantificar nossa evolução. Fazer um planejamento diário te dará vários benefícios.

Benefícios

Como já abordamos anteriormente, o planejamento diário te auxiliará em diversos aspectos. Os 2 principais benefícios dessa prática são:

  1. Melhora sua produtividade: quando não há um planejamento das ações que serão realizadas no dia abre um espaço para a procrastinação. Planejamento diário mostrar de forma visual quais tarefas devem ser realizadas e em qual ordem de prioridade. Sendo assim você produzirá muito mais.
  2. Organização eficiente: perder o prazo para entrega de um relatório, trabalho escolar ou esquecer algum evento importante são situações que ocorrem com frequência com aqueles que não possuem o hábito de fazer um planejamento diário. Por mais simples que pareça organizar suas tarefas faz com que seu nível de organização aumente.

O planejamento diário é uma excelente ferramenta para aqueles que esquecem com uma facilidade maior. Além disso, com um planejamento conseguimos observar nossa evolução.

Como fazer um planejamento diário

Esse tipo de ação é uma das melhores formas para alcançar suas metas e objetivos, além de evidenciar sua evolução e diminuir o estresse e ansiedade. Fazer um planejamento diário não é nada complicado. Como esses passo você já consegue fazer o seu.

1. Organize de acordo com as prioridades

Liste suas tarefas do próximo dia e coloque-as em ordem das mais relevantes a de menor importância. Respeite o seu tempo e o que sua mente e físico aguentam, pois não adianta elencar diversas tarefas que são difíceis de realizá-las.

2. Pausas são necessárias

Acredita-se que realizar diversas tarefas em um mesmo dia será mais eficiente, no entanto diferente do que se pensa é necessário ter um tempo de pausa, porque mesmo que o nosso corpo esteja ativo a nossa mente pode não acompanhar. Respeite seu físico e o mental, junto ao seu planejamento acrescente pausas entre uma tarefa e outra

3. Determine os horários do seu planejamento diário

Coloque horário para a realização das suas atividades, pois assim diminui a probabilidade de procrastinação. É muito importante acrescentar também os seus horários fixos de escola, trabalho, por exemplo.

Não espere a segunda-feira chegar para começar a fazer o planejamento diário, comece agora. Crie o hábito de 30 min antes de dormir você realizar o planejamento do próximo dia. Alguns dias será mais difícil cumprir todas as tarefas, mas não desista.

É importante ressaltar, que o único problema é que nenhum planejamento diário o ajudará a se organizar a menos que você o cumpra. Estabelecer essa rotina é importante e vale o esforço.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante