Compartilhar conhecimento no trabalho: entenda a importância

Passamos boa parte de nossos dias e, consequentemente, de nossas vidas no ambiente de trabalho e, muitas vezes, não usufruímos ou agregamos da maneira mais eficiente possível. Por exemplo, você já se perguntou o quanto você tem a prática de compartilhar conhecimento no trabalho?

Ainda é bastante forte o pensamento de que ao compartilhar conhecimento no trabalho você está se sabotando, já que o seu conhecimento deve ser guardado para si mesmo. Com a ideia de focar no crescimento próprio. Além de ser um mecanismo de defesa diante de um ambiente cada vez mais competitivo.

Contudo, esse é um pensamento errôneo e este post vai te mostrar o porquê disto.

Por que devemos compartilhar conhecimento no trabalho?

A verdadeira transmissão de conhecimento é um mecanismo não unilateral, mas, sim, de troca, pois quando ensinamos algo inevitavelmente também aprendemos outra coisa com aquela pessoa que está em contato conosco, atuando de forma positiva para nosso crescimento pessoal e profissional.

Guardar o conhecimento para si, além de ser uma atitude bastante egoísta, é ineficiente neste mundo, que precisa, justamente, de disseminação de informações. Além disso, ao compartilhar conhecimento no trabalho você irá, ao mesmo tempo, consolidar os seus conhecimentos, pois ensinar também é uma forma de estudar.

Ainda é muito forte a prática de mero cumpridor de tarefas dentre os integrantes de uma equipe que, por medo, muitas vezes deixam de expor seus conhecimentos e métodos para realizar o trabalho de forma mais eficiente. Isso é extremamente desfavorável ao crescimento organizacional de uma empresa, a qual, portanto, deve incentivar a prática de compartilhar conhecimento no trabalho em todos os seus níveis.

Separamos, aqui, algumas formas de compartilhamento de conhecimento no trabalho, as quais certamente influenciarão positivamente no desenvolvimento do ambiente empresarial e de trabalho:

Cursos de capacitação

Os cursos de capacitação formarão profissionais mais especializados e inovadores, contribuindo, portanto, para o crescimento da empresa, que será mais competitiva e terá melhores resultados.

E-books e artigos

É interessante, sempre que possível e se deparar com conteúdo relevantes. O compartilhamento de leituras que desenvolverão as capacidades individuais de todos os colaboradores. O que, consequentemente, acarretará um implemento na forma de gestão do trabalho da empresa como um todo.

A vantagem desses materiais é que são digitais. Ou seja, podem ser compartilhados por e-mail, aplicativos de celular e Kindle, de modo que essa forma de compartilhar conhecimento no trabalho é muito acessível.

Parcerias com instituições

Convênios com instituições de ensino, que promovam cursos aos colaboradores com desconto não só influenciam positivamente nos resultados da empresa – que terá funcionários cada vez mais capacitados – bem como demonstram que a empresa valoriza o conhecimento.

Bibliotecas para compartilhar conhecimento no trabalho

Montar na empresa uma boa estrutura de biblioteca pode garantir aos colaboradores momentos prazerosos de leitura durante seus intervalos. Também é uma forma de implementar suas posturas profissionais e um incentivo à transmissão de conhecimento.

O ato de compartilhar conhecimento no trabalho, portanto, é essencial à estrutura de uma empresa. Assim como ao desenvolvimento pessoal e profissional de cada pessoa. Invista nisso!

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante