Como usar a força de vontade a seu favor

Quanto você se dedica em prol de um objetivo pessoal? Essa é uma pergunta que pode incomodar, principalmente se você tiver um perfil de quem desiste fácil e não desenvolve a força de vontade em prol da própria vida.

É fato que existem muitas desculpas atreladas ao fracasso. E geralmente são relacionadas à forças externas. Porém, é muito mais fácil culpar algo que teoricamente não está ao seu alcance do que assumir o fracasso da derrota pela falta de força de vontade.

O que é força de vontade?

É a capacidade de canalizar esforços, energias, emoções, tempo e disposição em prol de uma meta que lhe trará satisfação pessoal.

Ter metas de vida é um ato inútil se você não tiver um plano de ação para alcançá-las e, igualmente inútil e frustrante, se esse plano jamais é sequer colocado em prática. Para que você tenha sucesso, precisa saber administrar e cultivar a sua força de vontade, confira abaixo algumas dicas para fazer isto:

1. Saber claramente aquilo que se deseja

Metas abstratas não podem ser realizadas. Não adianta fazer planos pela metade, pois planos de ação somente podem ser construídos e colocados em prática quando se sabe exatamente o que se quer.

Além disso, quando as metas não estão bem definidas, tendemos a dar muito espaço a negociações e é assim que nossos objetivos acabam sendo distorcidos e, no final, desistimos daquilo.

Não se esqueça, também, que a meta deve refletir algo que realmente deseja e que esteja de acordo com suas crenças e moral.

2. Desistir não é a solução para a força de vontade

É inevitável o surgimento de obstáculos pelo meio do caminho e você deve estar pronto para isso. Não é à toa que se tem o ditado “o que vem fácil, vai fácil”, justamente porque grandes conquistas estão atreladas à ocorrência de problemas.

Ao invés de desistir quando aparecer o primeiro impasse, não ceda, mas, sim, estude formas de solucioná-lo, já que problemas sempre devem estar provisionados num plano de ação em prol de um bem maior.

3. Assumir a responsabilidade pelo o que acontecer

Ter força de vontade é saber que nem tudo é culpa dos outros ou das circunstâncias. Assuma como responsabilidade sua o que acontece na sua vida e, assim, tome as rédeas do caminho que está trilhando, como gestor da própria caminhada ao sucesso.

4. Tudo tem um preço

Mudança traz medos e inseguranças, por isso é importante saber de antemão que para conquistar algo que deseja você terá que aceitar situações não tão confortáveis. Além de saber lidar com novas realidades.

Ao final, por mais que seja sofrido o caminho, tudo que você passou terá valido a pena. Afinal, a recompensa é infinitamente superior a toda dificuldade e medo passados.

Esperamos que este post te incentive a utilizar a sua força de vontade em prol de suas metas de vida. Você é o único responsável pelo seu sucesso.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante