Trabalho em equipe: entenda o que é, habilidades e muito mais

No ambiente empregatício é muito comum ser exigido o trabalho em equipe e ter a capacidade de trabalhar dessa forma é, inclusive, um diferencial na hora da contratação.

Contudo, muitas pessoas não sabem o que verdadeiramente é trabalho em equipe, quais as habilidades devem ser desenvolvidas e quais as características que atrapalham esse tipo de trabalho. Confira tudo abaixo!

O que é trabalho em equipe

Trabalho em equipe é a reunião de pessoas que atuam em prol de um objetivo comum. Algumas tarefas são impossíveis de serem alcançadas individualmente, portanto, é formada uma equipe que, organizada, trabalha em união para que seja atingida uma meta geral.

Habilidades de uma equipe

Uma boa equipe, para que cumpra com seu objetivo de criação, deve observar alguns pontos e se esforçar para desenvolver algumas habilidades, as quais são:

  • Respeito mútuo: o comprometimento de uma equipe somente se desenvolverá e as pessoas estarão dispostas a lutar por um objetivo desde que sejam individualmente respeitadas.
  • Administração de conflitos: discussões e conflitos são inevitáveis dentro de qualquer círculo de pessoas, principalmente em um ambiente de trabalho. O que se pode evitar é a má administração dos conflitos, piorando uma situação já delicada. O que se deve, portanto, é encarar os problemas com sinceridade e maturidade, sem meias palavras ou atitudes infantilizadas;
  • Confiança: trabalho em equipe é sinônimo de confiança. Se cada pessoa é responsável por uma parte do projeto, deve trabalhar na certeza de que o colega também fará sua parte, e com êxito, do contrário haverá má distribuição das atividades e sobrecarga de trabalho;
  • Comunicação: as pessoas precisam se fazer entender e ser compreendidas. Falhas de comunicação geram retrabalho, má execução de tarefas, desencontro de objetivos, perda de tempo e chateações. Tente ser o mais claro possível sempre, questionando quando houver qualquer mínima dúvida;
  • Iniciativa: um trabalho em equipe de sucesso deve contar com indivíduos engajados e que tenham a iniciativa de sugerir melhorias no andamento do trabalho, não só se comportando como alguém que somente cumpre ordens.

O que atrapalha o trabalho em equipe

Existem, por outro lado, algumas atitudes que prejudicam o bom andamento do trabalho em equipe, são elas:

  • Egoísmo e individualismo: fazer parte de uma equipe é ser membro de algo maior que o seu próprio ego. Por isso, o foco deverá ser naquilo que é melhor para o grupo e não para si mesmo;
  • Não ser flexível: para que todos sigam um mesmo caminho, todos deverão ceder um pouco, inclusive, colocando em prática uma opinião que não necessariamente é sua;
  • Ausência de um bom líder: a equipe precisa de um suporte, um guia para trabalhar de forma segura. Sem um bom líder a equipe fica desmotivada e perdida;
  • Falta de assertividade: deve existir coerência entre as habilidades do membro de uma equipe e as funções para as quais foi designado.

Sendo o trabalho em equipe uma realidade e uma necessidade, siga as dicas desse post. E, dessa forma, conviva melhor coletivamente, inclusive com melhores resultados.

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Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante