Planejamento diário: conheça as vantagens e como ter um

É muito comum ter a sensação de improdutividade, principalmente quando você olha para trás e sente que a vida simplesmente passou sem você notar. Para não se sentir assim, separamos dicas para que você implemente seu planejamento diário.

Primeiramente, tenha a consciência de que essa sensação não é necessariamente verdadeira e que provavelmente você fez muitas coisas, somente não se deu conta disso. Por isso mesmo, para se dar conta de seus avanços, invista em um planejamento diário, mas, antes, confira abaixo tudo sobre o assunto.

As vantagens de um planejamento diário

Naturalmente você vai notar o quão vantajoso é ter e seguir um planejamento diário, mas desde já saiba que adotando um você terá os seguintes benefícios:

  • Serão estabelecidas vantagens e evitados esquecimentos;
  • A vida será menos estressante porque tudo que se deve fazer será delimitado;
  • O tempo será otimizado e serão reduzidas as procrastinações, então você terá mais tempo livre;
  • Suas ações serão sempre destinadas a metas específicas, as quais te trarão prazer quando atingidas;
  • Você vai gastar menos tempo pensando naquilo que deve fazer;
  • Será possível analisar de forma crítica sua performance diária;
  • Você, finalmente, vai se sentir mais produtivo.

Com tantos benefícios, certamente você vai querer ter um planejamento diário o quanto antes, então confira abaixo como fazê-lo.

Como ter um planejamento diário

Cada um sabe a melhor forma de conduzir o próprio dia, é praticamente uma tarefa intuitiva, mas as dicas a seguir servem de guia para quando for fazer o seu primeiro planejamento diário:

  • Tenha uma agenda: também pode ser um planner, bloco de notas ou até um caderno. O que importa é que você deve ter algo para fazer anotações das tarefas, pois contar somente com a memória, além de sobrecarregar a mente, pode ser perigoso e causar ansiedade;
  • Tenha prioridades: não adianta querer fazer muitos afazeres em um mesmo dia, principalmente se forem tarefas complexas. Distribua suas tarefas com noção de realidade e daquilo que efetivamente pode ser feito em um único dia;
  • Programe pausas: para que você tenha produtividade, você precisa descansar. Não ter pausas vai deixar seu dia tumultuado, cansativo e estressante, o que aumenta a chance de cometimento de erros;
  • Administração do tempo: para evitar procrastinação, tenha uma noção de quanto tempo levará para cumprir cada tarefa.
  • Fique de olho nos seus progressos: nada melhor do que riscar uma tarefa de uma lista, traz uma grande sensação de satisfação. Ao notar que você está melhorando na realização de tarefas e perceber o próprio progresso você vai se sentir cada vez mais motivado e disposto a produzir mais e melhor;
  • Reserve sua noite para planejar o dia seguinte: uma boa dica é dedicar um pouco da sua noite para planejar o dia seguinte,  pois você terá uma visão ampla de como seu dia se desenvolveu e já vai acordar no dia seguinte sabendo como seu dia irá se desenrolar.

Comece agora!

Faça já seu planejamento diário e comece seu dia de amanhã com uma nova perspectiva de vida, você certamente alcançará novos horizontes.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante