Objetivos de longo prazo: conheça dicas

Ter sonhos, metas e perspectivas faz com que nos sintamos vivos e determinados. Contudo, a manutenção de objetivos de longo prazo, apesar de necessária, é difícil, pois a recompensa é muito distante. E por isso é fácil acabar desistindo ou postergando o sacrifício que deve ser feito para alcançá-la.

Os objetivos de longo prazo, contudo, envolvem grandes acontecimentos na vida, como investir numa aposentadoria ou guardar dinheiro por anos para fazer um curso na universidade. Por isso, esse post te traz algumas dicas de como manter o foco nessas situações.

Dicas de como manter objetivos de longo prazo

Veja abaixo como manter, mesmo nas situações mais difícil o foco nos seus objetivos de longo prazo:

1) Anotar os objetivos de longo prazo

Escreva seus objetivos de longo prazo numa agenda, caderno, planner, em bilhetes pela casa, onde preferir, desde que os materialize por meio da escrita. O ato de escrever formaliza os objetivos e os faz mais reais que apenas intenções faladas de vez em quando.

Ao escrever os seus objetivos de longo prazo você firmará um compromisso. E poderá frequentemente se recordar daquilo que almeja e que te trará tantos benefícios. Isso ajudará a não perder o foco ou, quando houver desânimo, a retomar as forças em prol de uma vontade maior.

2) Escalonar as ações necessárias

É preciso planejamento e estudo para se alcançar objetivos de longo prazo. Você deverá destrinchar todas as ações que deverão ser feitas para que se atinja aquele plano, das mais simples às mais complexas.

Esse ato de organização te ajudará a visualizar o tamanho do seu projeto, o quanto de tempo e dinheiro deverão ser despendidos, o tamanho da sua dedicação, o quanto que você terá que se privar para alcançar aquilo, enfim, te dará uma visão realista da seriedade que o seu objetivo te exigirá.

Isso é importante para que possa escalonar a dimensão dos seus objetivos de longo prazo e fará com que seu projeto seja mais real que apenas uma utopia, um sonho inatingível.

3) Fazer pequenas metas

Pode ser que seus objetivos de longo prazo exijam muita dedicação e privação, o que inevitavelmente te causará desânimo.

Para que tenha mais força e um fôlego para recomeçar a lutar em momentos de fraqueza, estabeleça pequenas e intermediárias metas ao longo do caminho. Assim, a cada tarefa concluída, você estará um passo mais próximo de sua grande meta. O que te trará um sentimento de vitória.

A sensação de vitória e missão cumprida é o que motiva a continuar seguindo seu planejamento e torna mais palpável e possível o enfim alcance de seus grandes anseios.

Lembre-se que para se manter focado, seus objetivos devem ser coerentes com seus princípios, moral e crenças, já que somente você poderá determinar e lutar por aquilo que acredita e deseja.

Uma vida com objetivos de longo prazo é mais desafiadora e prazerosa, pois será uma constante luta e vitória, com motivos para se continuar vivendo. Dedique-se a pensar sobre aquilo que deseja e necessita e, com as dicas acima, planeje-se agora mesmo sobre quais são seus objetivos de longo prazo.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante