Minhas metas: conheça dicas preciosas

Todos temos sonhos, que são os mais diversos e improváveis possíveis, como ser um grande artista, ganhar na loteria ou viajar ao espaço. Saiba, contudo, que os meus sonhos são diferentes das minhas metas.

Os sonhos são, em geral, inatingíveis e não há problema algum se não se concretizam, afinal, são apenas sonhos distantes. Portanto, uma utopia que não tem a pretensão alguma de se concretizar.

As metas, por outro lado, são reais, atingíveis e factíveis, só dependem do cumprimento de prazos e da força de vontade em alcançá-las.

Veja, neste post, dicas preciosas para atingir a sua lista de “minhas metas”.

Organização

Antes de traças as “minhas metas” você deve trabalhar com a realidade, verificando de forma factível quais são as suas ferramentas disponíveis para alcançar um objetivo.

Por exemplo, você deve verificar qual o seu tempo disponível para se dedicar àquilo, quanto dinheiro pode ser investido, quais as mudanças de rotina você pode fazer, do que você pode e está disposto a abrir mão etc.

 Como listar as minhas metas?

Existe um método denominado SMART que te ajuda a listar as “minhas metas”. Do inglês, cada letra da sigla SMART representa um ponto a ser observado no momento de traçar seus objetivos. Os pontos são:

  • Specific: sua meta deve ser específica, ou seja, clara e objetiva. Você pode estabelecer uma meta para alcançar outra, e assim por diante, até chegar no seu principal objetivo;
  • Mensurable: dizer que a sua meta deve ser mensurável é o mesmo que falar que você deve conseguir medir aquilo que quer, por exemplo, saber o quanto de dinheiro pretende guardar em uma semana;
  • Attainable: isso significa que a sua meta deve ser atingível. Estabelecer coisas impossíveis ou improváveis como uma de “minhas metas” só vai trazer desânimo e frustração;
  • Relevant: a meta deve ser relevante. Ou seja, valer a pena. Do contrário você não se sentirá motivado a ir atrás daquilo, o que geralmente requer privações, esforços e mudanças de rotina;
  • Time-based: isso significa que a meta deve ter data de início e de término para acontecer, evitando, assim, procrastinação.

Como alcançar as minhas metas? O que não devo esquecer na hora de traçar as minhas metas?

O texto acima te ensinou um dos métodos que vai te ajudar a alcançar a sua lista de “minhas metas”.

Você deve ter em mente que a sua meta precisa ser algo real, atingível, do contrário será somente um sonho. Também deve ser algo realmente significativo na sua vida. Uma coisa só sua, pois traçar metas em prol de um terceiro não te dá toda a garra necessária para seguir em frente.

Lembre-se também que as suas metas devem estar de acordo com os seus princípios, ideais e moral, ir contra si mesmo é um grande erro, já que todo seu esforço, sacrifício e disposição serão depositados em algo que você não acredita.

Agora que você já sabe as diferenças entre “minhas metas” e sonhos, não mais se iluda e invista no seu projeto pessoal, de maneira realista e atenta aos seus princípios.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante