Entrevista de emprego online: o que é e dicas úteis

A entrevista de emprego online tem se tornado cada vez mais uma realidade no Brasil, justamente porque ela garante o acesso a profissionais de diversas regiões e evita gastos com deslocamentos.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que realmente é uma entrevista de emprego online, além de passar algumas dicas para passar bem por uma. Basta seguir lendo e assim saber mais!

O que é uma entrevista de emprego online?

Uma entrevista de emprego online é basicamente um procedimento onde um ou mais recrutadores de uma empresa irão realizar a sua avaliação, verificando se você está apto para atuar na instituição.

A modalidade já é muito comum fora do país, ampliando a atuação de bons recrutadores, mas também tem ficado muito famosa aqui no Brasil em duas circunstâncias: trabalho remoto e pandemia.

Por isso a modalidade tem crescido, e pode ser utilizada por empresas diversas, para assim ampliar as possibilidades de contratação em todo território nacional.

Dicas úteis para a entrevista de emprego online

Vejamos então cinco dicas para que a sua entrevista de emprego online ocorra da melhor maneira possível!

1. Organize bem o seu currículo

Deixando-o com todas as informações importantes, como seus dados pessoais, formação acadêmica, experiência profissional e toda a sua capacitação na área em que atua. Idiomas também devem ser inseridos.

E você deve ainda usar um bom modelo de currículo, que seja interativo e demonstre de maneira prática o máximo de informações a respeito de suas capacidades.

2. Conheça as suas informações para se sair bem na entrevista de emprego online

Se você colocou no currículo que foi analista na empresa tal, é bom que você se recorde disso. Os cursos de capacitação também, focando em recordar aqueles que serão essenciais na empresa e cargo da entrevista.

Aqui é uma questão de estudar mesmo o próprio currículo, e assim ter condições de responder corretamente aos questionamentos realizados.

3. Pesquise sobre a empresa

Os recrutadores sempre perguntam se você conhece a empresa. E além da resposta ser “sim”, você também deve ter condições de apresentar alguma informação a respeito dela.

Por isso, antes da entrevista, dê uma estudada na história da empresa e mercado de atuação. Além das inovações criadas, para assim passar bem nesta etapa das questões.

4. Se vista adequadamente

Passar por uma entrevista de emprego online pode te dar a falsa sensação de que não existe a necessidade de se vestir bem, de tomar um banho e se arrumar. Mas não é bem assim!

Você deve estar vestido adequadamente para o cargo que será entrevistado, além de cuidar de cabelos, rosto, unhas, dentes, enfim, de sua aparência.

Isso será essencial para ajudar nos resultados positivos da sua entrevista.

5. Procure um local tranquilo

Um quarto onde você fique sem incômodos e sem pessoas ao redor. Importante ainda que o local esteja organizado e bem iluminado.

Para que você não seja atrapalhado no momento, informe as pessoas de sua casa da necessidade de silêncio e de um momento a sós. Assim como se desconectar de itens como televisão, smart phone etc.

Por fim, uma entrevista de emprego online pode trazer nervosismo como numa presencial, e a melhor maneira de superar essas sensações (que são normais) é se preparar ao máximo para o momento!

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante