Ética profissional: tudo que é importante saber

Ter ética profissional hoje em dia as vezes é até considero um diferencial, infelizmente não deveria, pois isso é básico do ser humano. Não deveria nem ser um ponto de análise, mas sempre é bom lembrar alguns pontos que envolvem este tema.

Este tema ainda é motivo de dúvidas e especulação, sendo essencial discutir o mesmo para que se possa compreendê-lo melhor, e assim colocar ações éticas em prática no ambiente de trabalho.

Abaixo explicamos melhor o que é ética profissional, te ajudando a se ambientar com o tema. Siga lendo, e assim saiba mais!

O que é Ética profissional?

A ética profissional compreende um conjunto de ações, comportamentos e de regras de valor social que devem fazer parte de qualquer ambiente de trabalho, ajudando principalmente para que existam boas relações entre as pessoas.

É muito comum confundir ética profissional com normas e regras, mas o contexto é mais implícito do que explícito, sendo um comportamento desejável, mas não diretamente cobrado.

Por vezes, nem mesmo a falta de ética é devidamente punida ou corrigida. Embora os tempos atuais estejam trazendo mudanças importantes no quesito.

Por que é tão importante?

Empresas e profissionais que demonstram terem conhecimento e domínio da ética profissional tendem a se destacar mais no mercado em que atuam, conquistando consumidores, fornecedores, colegas, dentre outros.

A ética profissional demonstra que a empresa e o trabalhador se preocupam não apenas com os rendimentos financeiros, mas também com a qualidade psicológica das pessoas.

Isso traz confiança nas ações desenvolvidas, além de fortalecer a imagem pessoal e profissional, levando a mais negócios.

Benefícios da Ética profissional

  • Ajuda a empresa a crescer e se desenvolver.
  • Ajuda no aumento da produtividade.
  • Melhora o ambiente de trabalho.
  • Traz credibilidade para o profissional e a empresa em que ele atua.
  • Traz satisfação pessoal e profissional.

Comportamentos que demonstram ética profissional

  • Atuar com humildade – demonstrando que mesmo sendo capaz, sabe que também possui falhas.
  • Evitar fofocas –situações que destroem muito a confiança no trabalho e o clima de qualquer empresa. Uma pessoa com ética profissional não participa de situações do tipo.
  • Reconhecer – quando errou, quando alguém se destacou e atuou bem, quando mudanças são necessárias.
  • Ser consciente – principalmente da realidade. Muitas empresas e profissionais destroem sua imagem por pensarem muito longe do que é real.
  • Ser honesto – buscando não participar de atividades suspeitas e contra a legislação, que podem levar não apenas a sanções criminais, mas também prejudicar pessoas e organizações.
  • Ter comprometimento – cumprindo prazos, realizando bem suas tarefas, participando das atividades propostas, dentre outros.
  • Ter empatia – sabendo se colocar no lugar do outro e assim compreender melhor suas dificuldades.
  • Ter respeito – à privacidade das pessoas, às suas “diferenças”, ao seu gênero ou sexualidade, às suas escolhas pessoais e profissionais.

 

A ética profissional é cada vez mais essencial para diversos negócios, principalmente aqueles que focam no ser humano, respeitando seus limites e necessidades.

Não saber como atuar com isso pode ser extremamente prejudicial para a sua carreira, e seus planos com ela.

Por isso, aproveite que você agora sabe o que é ética profissional e revise suas ações, verificando onde pode melhorar, para assim se tornar um profissional de respeito em sua área de atuação!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante