Entrevista de emprego: como se preparar e se comportar

A participação em um processo seletivo inclui algumas etapas e a mais comum de todas é a entrevista de emprego, e com isso algumas dúvidas surgem, relacionadas a como se preparar de forma eficaz para se sair bem.

Atualmente o mercado de trabalho está bem competitivo e isso requer mais preparo dos candidatos para ter sucesso em todo o processo.

Participar de uma entrevista de emprego pode gerar medo e ansiedade, por isso preparamos dicas fundamentais para saber como ter sucesso no mercado de trabalho e se destacar dos outros candidatos.

Como se preparar para uma entrevista de emprego

É importante lembrar que a primeira coisa que apresentamos em uma entrevista de emprego é nossa imagem. Antes mesmo de iniciar a comunicação verbal, ou entregarmos o nosso currículo já nos apresentamos fisicamente. Por isso é de extrema importância preocupar-se com a aparência.

Chegar com antecedência é a primeira dica para quem quer ingressar no mercado de trabalho. Tenha tempo para respirar, relaxar, se concentrar e não aparecer com aspecto suado, ansioso e afobado. Tenha muita atenção à higiene pessoal, cabelos penteados ou bem cortados, barba feita, maquiagem leve, unhas limpas e bem cuidadas.

A seleção da roupa a ser utilizada é um aspecto muito importante e requer a devida atenção. Evite roupas muito chamativas, decotadas, transparentes, curtas ou muito coladas. Escolha modelos adequados à função que está se candidatando.

É importante lembrar que esses são os primeiros passos para entrar no mercado de trabalho, portanto, seja caprichoso na elaboração de seu currículo. Comece a procurar vagas e prepare-se de forma adequada para participar de uma entrevista de emprego. Esteja atento a sua apresentação pessoal, utilize a linguagem adequada para causar uma boa impressão. Afinal de contas como a concorrência é grande cada detalhe fará toda a diferença.

Como se comportar na entrevista

Agora que você já sabe todos os detalhes infalíveis para se preparar adequadamente para uma entrevista de emprego resta saber como se comportar na hora de conversar com o recrutador.

As perguntas utilizadas nos processos seletivos têm como finalidade principal identificar a personalidade e capacidade de comunicação do candidato. Por isso ouça com atenção o que diz o entrevistador, entenda as perguntas e responda sempre de maneira clara e objetiva.

Priorize sempre seus aspectos positivos, as habilidades e características que se destacam. Nunca revele seus defeitos e pontos negativos. Ao falar deles seja bem breve, utilizando respostas curtas e transformando-os em pontos fortes, como por exemplo: crítico, teimoso, ambicioso, perfeccionista, exigente etc. Pensando sempre em um processo de melhoria contínua e aprendizado.

Mantenha uma boa postura física durante todo o processo, evitando se mexer demasiadamente, ou parecer relaxado demais.

Fique com as costas retas e evite esconder as mãos. Olhe nos olhos do entrevistador e se atente ao ritmo da fala, que não deve ser nem rápido demais atropelando palavras, nem lento demais a ponto de fazer o recrutador perder o interesse.

Ao participar de uma entrevista de emprego você terá a oportunidade de dizer ao entrevistador como você poderá agregar valor à empresa. Seja com suas habilidades, experiências ou conhecimentos específicos. Portanto, não economize esforços, faça o seu melhor e ingresse em uma nova oportunidade de carreira.

Em nosso processo de desenvolvimento pessoal temos diversas técnicas para auxiliar no em uma entrevista de emprego. Agende uma conversa para saber mais.

 

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante