Quais são os perfis comportamentais?

O DISC é uma ferramenta de avaliação utilizada por diversas áreas, composta por quatro perfis comportamentais básicos que nos auxilia nas relações profissionais e pessoais.

Fazer o teste do DISC é altamente promissor para quem faz e para quem o aplica.

Com certeza você já deve ter ouvido falar nessa metodologia tão presente no mercado de trabalho, mas se você ainda não conhece cada um dos perfis comportamentais do DISC, separamos abaixo um resumo sobre cada um deles.

Os quatro perfis comportamentais do DISC

Estudar os perfis comportamentais do DISC ajuda a melhorar os relacionamentos pessoais e profissionais, não se deve usar a ferramenta para manipular ou rotular pessoas e sim para gerar uma relação na qual todos ganham a partir da compreensão mútua.

Cada perfil tem a sua particularidade e seus pontos positivos, assim como pontos negativos também, portanto não existe perfil “bom” ou “ruim” todos os perfis podem ser destaque em um tipo de habilidade ou talento. Conheça os quatro perfis comportamentais.

1) Perfil dominante

Esse é o perfil que tende a buscar resultados, pois é determinado e corajoso, está sempre enxergando além, isso o faz ficar a frente e liderar situações, o que pode parecer dominador e egocêntrico para algumas pessoas.

Tem capacidade em lidar com pressão, são altamente competitivos e apresentam bom controle emocional.

Objetividade e foco são características forte dentro desse perfil, costuma ser diretos e pensar sempre nos ganhos ou retornos que terão com seus esforços.

2) Perfil influente

Quem tem esse perfil são pessoas com poder de influenciar outros (no bom sentido, claro!), altamente persuasivos e grande habilidade de comunicação. O otimismo e entusiasmo são pontos fortes nas pessoas com esse perfil, líderes natos com facilidade para engajar equipes.

Dos quatro perfis comportamentais, esse costuma ser o perfil mais popular e sociável, sempre buscando melhorar os relacionamentos e inspirando os que estão ao seu redor.

3) Perfil Estável

Pessoas com esse perfil tendem a preferir estabilidade e segurança, pois isso garante conforto a elas.

É um perfil paciente e equilibrado, com uma tendência a se adequar a rotinas e padrões, pois não lidam muito bem com mudanças. São previsíveis e trabalham bem em equipe porque sabem ouvir aqueles que estão ao seu redor.

As pessoas que se enquadram nesse perfil são mais sinceras e leais, costumam ser estáveis sem demonstrar grandes e fortes opiniões, preferindo o anonimato na maior parte das vezes.

4) Perfil Conforme é o último dos perfis comportamentais

Cautela e precisão são prioridades para pessoas com esse perfil. Por isso tem muita facilidade para respeitar regras criadas por outros. Preferem ambientes com processos bem definidos e não apresentam dificuldades para cumprir prazos, pois são disciplinados.

Questionadores e detalhistas estão sempre querendo saber de cada etapa de todos os processos. Porque esse tipo de informação traz tranquilidade, além disso, são mais analíticos que os demais perfis.

Depois de entender o que é o DISC fica fácil identificar o perfil das pessoas ao seu redor. E assim compreender que cada perfil vai encarar as situações de forma diferente. E com isso conseguir obter os melhores resultados em todas as relações.

 

Quer fazer uma degustação gratuita do DISC? Acesse o link: https://cisassessment.com.br/degustacao/renatodip

Gostou do post sobre perfis comportamentais? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante