Dicas para estudar em casa

Com tudo o que 2020 nos trouxe, estudar em casa tem sido uma rotina para a maioria das pessoas no país e no mundo, mesmo que em níveis diferentes.

E aí se você foi pego de surpresa com essa nova modalidade, abaixo colocamos alguns itens que podem te ajudar melhor no processo de estudar em casa.

Siga lendo para saber um pouco mais!

Organize um bom local de estudos

Uma das melhores coisas que vai te ajudar realmente a estudar em casa é organizar corretamente um bom local de estudos, onde você possa se posicionar para desenvolver os estudos e atividades solicitados.

O ideal é que seja num ambiente privado, onde não haja interrupções e distrações, de maneira que você consiga desenvolver tudo o que foi planejado.

Mas se não for possível, tenha pelo menos uma boa mesa, onde você possa incluir os seus materiais de estudo para ler, anotar, pesquisar, e assim por diante.

Crie uma rotina para estudar em casa

Sendo essencial que no processo de estudar em casa você tenha uma boa rotina diária, que te leve a se organizar física e mentalmente para o procedimento.

Por isso não cometa o erro de acordar, tentar pegar o livro e estudar da cama, com o seu pijama e sem tomar o seu café da manhã!

Crie uma rotina, seja acordando, tomando um banho e se alimentando, ou mesmo fazendo um exercício físico, para depois se arrumar e tomar o seu café da manhã, mas organize uma forma que te faça se dedicar aos estudos.

Se arrumar também é essencial, sendo que você não precisa colocar uma roupa chique e cheia de floreios, mas pelo menos tirar a roupa que usou para dormir e dar uma refrescada no corpo.

Distribua as disciplinas e materiais

Criando uma agenda de estudos, Planner ou Bullet Journal, onde você possa distribuir as tarefas, leituras e temas nos dias da semana. Para que assim possa se dedicar corretamente a cada uma delas.

Sem essa distribuição você pode se perder no tempo. Ou então se dedicar demais a uma área em vez da outra. Ou mesmo não conseguir se dedicar a nada.

Por isso busque separar os itens ao logo do dia e da semana, de maneira que possa se dedicar bem a cada área, não se esquecendo dos prazos de cada uma!

Faça pausas para relaxar ao estudar em casa

De maneira que você possa limpar a cabeça e relaxar o corpo. Para então retornar aos procedimentos de estudar em casa.

Elas podem ser pequenos intervalos entre uma atividade ou outra. Ou mesmo pausas maiores para um filme, uma refeição, uma atividade física.

Porém inclua as mesmas no seu dia a dia de estudos. Pois elas irão ajudar muito na sua produtividade!

Não se esqueça de cuidar de si mesmo!

E não se esqueça também de incluir na sua rotina de estudar em casa, processos como fazer corretamente suas refeições principais, com momentos específicos para elas.

E de sempre beber água, para manter o corpo devidamente hidratado. Além de buscar ter boas noites de sono, para que assim o seu intelecto possa render de acordo.

Essas pequenas ações serão essenciais para que você cuide de si mesmo e consiga efetivamente estudar em casa.

Por fim, não se cobre tanto! 2020 está sendo um ano desafiador para todos!

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante