5 dicas para evitar ansiedade durante isolamento

A ansiedade durante isolamento tem registrado números cada vez maiores. Um estudo feito pelo Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) mostrou que os quadros de transtorno de ansiedade aumentaram de 8,7% para 14,9%.

Muito disso se deve ao cenário de incertezas e a visão negativista presente em grande volume nas mídias e ao nosso redor.

Mas, para especialistas em saúde mental, esse é um momento que pode ser encarado como oportunidade de renovação. E existem algumas dicas para evitar a ansiedade durante isolamento, e utilizar esse período da melhor maneira possível. Confira!

1. Mantenha o corpo ativo para evitar ansiedade durante isolamento

As atividades físicas são benéficas tanto para o corpo como para a mente. Além de fortalecerem os músculos e até mesmo reduzir dores nas costas e lombar, elas ajudam na produção de hormônios de prazer e bem-estar que podem reduzir o estresse e ansiedade.

2. Tenha uma alimentação balanceada

Mais uma das dicas de como lidar com a ansiedade durante isolamento é manter uma alimentação balanceada. Isso porque existem vários alimentos que podem contribuir para o melhor funcionamento do corpo e da mente. Portanto, dando mais energia e regulando várias funções.

É importante valorizar o consumo de alimentos orgânicos e naturais, e consumir a quantidade adequada de carboidratos, proteínas, gorduras boas e outros nutrientes que o organismo precisa.

3. Crie uma rotina para evitar ansiedade durante isolamento

Um dos motivos de várias pessoas ficarem ansiosas com a quarentena é que as rotinas antes estabelecidas foram totalmente modificadas. O fato de muita gente estar trabalhando em casa, ou ter modificado o modo de trabalhar para adotar medidas de prevenção, acaba gerando quadros de ansiedade.

Logo, é importante que você crie rotinas adaptadas para o momento atual. Dessa forma, é possível ter uma sensação maior de controle que ajudará a evitar o estresse e a ansiedade.

4. Busque alternativas digitais para manter contato com as pessoas

Atualmente é indispensável o isolamento social. Por isso, buscar alternativas digitais é importante para continuar em contato com outras pessoas. Essas relações contribuem diretamente para o bem-estar mental, e para a sensação de força e união.

Logo, se você não pode ver seus pais e amigos pessoalmente, use as tecnologias disponíveis para conversar. Portanto, o contato com outras pessoas pode ser fundamental na luta contra a ansiedade durante isolamento.

5. Cuidado com o excesso de informação negativa

Um dos motivos de muitas pessoas terem quadros mais graves de ansiedade é o excesso de informação negativa. Afinal, com a facilidade que temos hoje em dia de ter acesso a informações, é comum focar apenas nas questões negativas, o que acaba desencadeando pensamentos catastróficos e negativistas que geram crises.

Por conta disso, é importante saber regular a quantidade de informação consumida. Portanto, determine apenas um momento do seu dia para ver o noticiário, e não foque apenas nas questões negativas.

Veja também notícias e reportagens positivas, sobre como pessoas estão se recuperando, a retomada de vários países e entre outras. Ou seja, todas essas ações ajudam a manter a mente equilibrada para o pós-pandemia.

Lidar com a ansiedade durante isolamento exige vários cuidados. Por isso, não deixe de colocar as dicas acima em prática e não deixe de procurar um profissional se perceber que precisa de ajuda especializada.

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Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante