Enfrentar a quarentena: o que é resiliência?

Conseguir enfrentar a quarentena tem sido o desafio para muitas pessoas. Não apenas pela situação em si que já exige muito da inteligência emocional, mas pelo fato de boa parte dos brasileiros experimentar um isolamento nunca feito antes.

Mudanças na rotina, países inteiros tendo que tomar medidas, a incerteza do amanhã. Tudo isso acaba contribuindo para o aumento da ansiedade e estresse.

E nesse momento é necessário desenvolver a resiliência para enfrentar a quarentena sem comprometer o equilíbrio mental e até mesmo físico.

O que é resiliência?

A resiliência é a capacidade que nós temos de enfrentar diferentes tipos de situações adversas em nossas vidas. Portanto, é por meio dela que conseguimos passar por obstáculos e ainda aprender com eles.

E nesse momento, ser resiliente é essencial para enfrentar a quarentena.

O que fazer para se tornar resiliente e enfrentar a quarentena?

As pessoas não nascem resilientes. Elas desenvolvem essa capacidade com o passar do tempo.

E abaixo nós listamos algumas dicas de como se tornar resiliente e assim enfrentar a quarentena.

Cuide da sua autoestima para enfrentar a quarentena

A autoestima é um dos pilares da resiliência. Quando você está com ela alta, tende a encarar os desafios de maneira mais positiva.

Então valorize seus pontos fortes, lembrando que todos possuem imperfeições.

Exercite a flexibilidade psicológica

Mais uma das dicas para se tornar uma pessoa mais resiliente é exercitar a flexibilidade psicológica, que basicamente é a capacidade de se adaptar a novos rumos, rotinas e oportunidades.

Pessoas que são muito rígidas em relação ao modo como vivem tendem a ter dificuldades em situações de mudanças como a quarentena.

Agora, quando você torna seu pensamento flexível, fica mais fácil se adaptar as mudanças e encarar o novo modo de viver de forma positiva.

Crie metas para enfrentar a quarentena

Com o início da quarentena e do isolamento social, muitas pessoas viram todos os seus planos serem “cancelados” sem um prazo para retornar. E a falta desses objetivos acaba deixando muitos ansiosos e sem rumo.

Por isso, uma das dicas para enfrentar a quarentena é estabelecer metas que estejam de acordo com o cenário atual, mas também para o pós-pandemia.

Desde criar um hobbie até finalizar uma tarefa com o tempo que você tem agora que está em casa. Portanto, esses pequenos objetivos irão garantir a motivação necessária para enfrentar o cenário.

Mantenha contato com as pessoas

Mesmo com o momento exigindo o isolamento social, existem várias formas de você se manter próximo das pessoas que te ajudam a ter estabilidade. Por isso, você pode ligar, usar videoconferência ou até mesmo aplicativos de mensagens.

O importante é não deixar de falar com amigos e familiares nesse momento tão delicado. Esse contato ajuda a reduzir a ansiedade, pois mostra que mesmo longe você tem o suporte necessário. Por isso mantenha contato com as pessoas, e até mesmo com profissionais de saúde se for necessário.

Para enfrentar a quarentena é necessário garantir a saúde física e mental. Por isso, se você perceber qualquer sinal de que o seu corpo ou mente não estão bem, não deixe de procurar suporte de um profissional.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante