5 dicas para um home office produtivo

Por conta da quarentena, muitas pessoas estão tendo que trabalhar em casa. E manter um home office produtivo pode ser um desafio para quem nunca trabalhou com essa modalidade ou está se acostumando ainda com a ideia.

Mas, existem algumas estratégias e dicas que você pode colocar em prática. Confira!!!

Dicas para garantir um home office produtivo

Para se adaptar ao trabalho remoto, é importante adotar mudanças tanto no ambiente como na própria mentalidade. E abaixo nós listamos algumas dicas de como ter um home office produtivo.

Sempre planeje os seus dias

O planejamento diário é indispensável para quem deseja trabalhar em casa. É através dele que você poderá elencar todas as tarefas que precisam ser feitas, evitando assim atrasos ou esquecimentos. Tenho uma ferramenta demais para te ajudar nisso, se quiser, me mande um whatsapp que envio ela para você praticar.

Tenha um ambiente adequado para um home office produtivo

O ideal é ter um cômodo voltado para o seu escritório. Mas se isso não for possível, separe um canto da sala para colocar a mesa de trabalho.

Você precisa ter um espaço que reflita o trabalho, e que também não se misture a sua vida pessoal. Não é recomendado, por exemplo, colocar a mesa de trabalho no quarto.

Se livre das distrações

Se você quer garantir um home office produtivo, precisa se livrar das distrações. Não trabalhe com a televisão ligada e deixe as notificações das redes sociais desativadas.

Pode não parecer, mas cada olhadinha que você dá no Smartphone ou no que está passando na TV atrapalha diretamente o seu desempenho. Isso porque você acaba se desconcentrando e até retomar o ritmo de antes, acaba levando muito tempo.

Se comporte como se você estivesse dentro do ambiente de trabalho da empresa

Mais uma das dicas para ter um home office produtivo é se comportar como se você estivesse dentro da empresa. Nada de trabalhar de pijama, por exemplo.

Você precisa ter a disciplina de seguir a rotina que seguia dentro do escritório. Coloque a roupa que você usaria, faça os horários corretos (inclusive de almoço e lanche) e não deixe para resolver questões pessoais durante o seu expediente.

Saiba a hora de parar é o último ponto para se ter um home office produtivo

Quem trabalha remotamente muitas vezes pode acabar estendendo o horário sem nem mesmo perceber. Como a pessoa está trabalhando em casa, sem a necessidade de deslocamento, é comum que ela acabe indo até mais tarde no expediente para cumprir tarefas ou até mesmo adiantar atividades do outro dia.

Contudo, isso também é um problema. Isso porque você precisa ter momentos de descanso e tempo para curtir suas atividades de lazer para recuperar as energias.

Então, respeite também esses momentos. Além disso, ao longo do dia faça várias paradas rápidas para se alongar, tomar uma água e respirar fundo.

Ficar muitas horas em frente a um computador, sem exercitar minimamente o corpo, pode desencadear uma série de problemas, incluindo dores nas costas e na região lombar. Então pare alguns minutos para fazer exercícios laborais e assim garantir que seus músculos sejam estimulados.

Gostou dessas dicas para garantir um home office produtivo? Então aproveite para compartilhar esse post com outros conhecidos que também estão trabalhando em casa.

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante