Sucesso na carreira: o que é e dicas de como alcançar

Todos nós queremos ter sucesso na carreira, uma vez que nossos trabalhos e profissões são não somente nosso meio de sustento, mas parte de nossa essência enquanto seres humanos.

Mas ter sucesso na carreira pode ter vários significados para as pessoas, a partir da maneira cultural com que foram criados.

Então se você quer saber como ter sucesso na carreira, não saia deste texto! Iremos te falar mais sobre o assunto, dando ainda algumas dicas de como atingir este objetivo.

O que significa “carreira de sucesso” / “sucesso na carreira”?

Ter sucesso na carreira ou ter uma carreira de sucesso são duas situações muito mutáveis, principalmente com as mudanças dos tempos e das prioridades das pessoas.

Para alguns ela é definida pelo mais alto cargo, com o melhor salário disponível para ele. Já outros acreditam que é ter tempo para sua vida pessoal, enquanto desenvolve a profissional. E alguns acham é que trabalhar até se aposentar no mesmo cargo ou função, sendo reconhecido e respeitado pelas suas ações.

Independente do significado, esse sucesso depende de alguns procedimentos, tomados principalmente pelo profissional para que ela aconteça de verdade!

Dicas de como ter mais sucesso na carreira

Então vamos te passar aqui algumas dicas de como ter sucesso em sua carreira, independente dos objetivos que você traçou para ela, de maneira que eles sejam efetivamente alcançados e você se torne o profissional que deseja.

1) Tenha metas claras

Que possam ser realmente atingidas! Não adiantar imaginar uma carreira de astronauta quando você nem sabe o que é um programa espacial!

Então desenhe a sua carreira de acordo com o que é possível alcançar, seja realizando cursos, formações, mudanças de cidade ou país, dentre outras ações.

2) Para ter sucesso na carreira, encontre seu nicho

Definindo qual área da sua profissão você tem maior afinidade para desenvolver e trabalhar, uma vez que diversas profissões possuem extensas ramificações.

Depois de encontrar seu nicho, estude e trabalhe para desenvolvê-lo bem, tornando-se especialista na área.

3) Saiba separar a vida profissional do pessoal

Buscando principalmente aproveitar a sua vida e as pessoas que participam dela, além de conseguir se desligar e relaxar, de maneira que possa continuar desenvolvendo seu lado profissional.

Sabemos que muitas vezes sentimos que nosso trabalho é nossa vida, mas com o tempo muitos percebem que não é bem assim. Então aproveite enquanto pode!

4) Não se iluda com multitasking, foque em uma tarefa por vez

Existem ditados que dizem que quem tem muitas tarefas, acabam por não se dedicar de verdade em nenhuma delas. Em algumas situações isso pode mesmo ser verdade, embora a gente insista em dizer que não.

Um profissional de sucesso realiza tarefas com foco e atenção, e para isso elas devem ser únicas até serem concluídas.

5) Planeje o seu dia criando uma lista de tarefas

Outra chave do profissional de sucesso na carreira é criar o hábito de listar e organizar suas tarefas, seja dia a dia, seja por semana ou mês. Esta é uma importante forma de manter suas atividades em andamento, e concluí-las.

Uma dica extra aqui é dar prioridade a elas, realizando as mais importantes primeiro que as outras.

Como você viu não é preciso muito para ter sucesso na carreira, é preciso foco! Mas se é isso que ainda te falta, venha bater um papo comigo. Agende sua sessão experimental gratuita!

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante