Gerenciamento de Carreira: o que é e quando é preciso de ajuda profissional

Hoje vamos te falar um pouco mais sobre o que é Gerenciamento de Carreira, uma atividade muito utilizada por diversos tipos de profissionais, independente da área de atuação, de maneira a melhorarem suas opções e atuações.

Ter uma boa Carreira é o objetivo de muitos trabalhadores pelo mundo, uma vez que o trabalho é para algumas pessoas não apenas uma forma de obter renda, mas também a definição de suas vidas e personalidades, já que para muitos o trabalho é o local onde mais se sentem plenamente satisfeitos.

Então se você quer saber mais sobre o assunto, não saia deste material. Vamos te explicar quando um Gerenciamento de Carreira é necessário, e como esta atividade se desenvolve, te ajudando a decidir quando você deve contratar alguém para gerenciar sua carreira.

O que é gestão/gerenciamento de carreira?

Gerenciamento de Carreira é uma ação, tomada pelo profissional e outras pessoas para organizar e administrar a sua carreira, realizando atividades de maneira a estruturá-la, ou mesmo recuperá-la quando necessário.

É um conceito recente, aplicável a diversos tipos de carreira, independentemente do nível do cargo ou dos salários, e envolve muitas atividades, de maneira a alcançar o objetivo esperado.

Um gerenciamento de carreira pode ser feito de maneira independente. Porém, os melhores resultados virão quando o trabalhador contratar o auxílio de alguém especialista no assunto.

Quando é importante buscar ajuda profissional para conquistar o gerenciamento de carreira?

Existem alguns momentos profissionais onde ter alguém para gerenciar sua carreira é essencial, de maneira a lhe ajudar em seu meio profissional.

Abaixo colocamos algumas situações básicas onde se deve contratar algum especialista para realizar o gerenciamento de carreira, para assim obter o sucesso profissional desejado.

Quando você estiver em crise com a sua imagem pessoal

Que pode acontecer a partir de diversas situações, como escândalos pessoais e profissionais. Neste momento você deve buscar um especialista no assunto. Para que ele te ajude a tomar as medidas necessárias, minimizando os estragos e atuando para melhorar a sua imagem.

Gerenciamento de carreira é importante quando estiver indeciso qual o seu mercado de atuação

Fornecendo a orientação e reflexão necessária para que você encontre seu foco de atuação, a partir de suas habilidades e desejos de trabalho, e desenvolva sua carreira profissional com esses objetivos.

Quando estiver passando por uma transição de carreira ou mudança na área de atuação

Para que você receba uma visão extra sobre as possibilidades profissionais das áreas que você deseja atuar. Dessa maneira, te ajudando a escolher a melhor opção e a organizar a transição. Para que ela aconteça favorecendo suas atividades profissionais.

Quando houver a necessidade de ampliar o Marketing Pessoal

Que abrange não somente a maneira com que se veste e se arruma. Mas também sua postura e as atividades que desempenha e demonstra as pessoas. Às vezes você se veste muito bem, mas é o seu comportamento enquanto pessoa que mancha sua imagem profissional. Um gerenciador de carreira pode te ajudar a melhorar isso.

Gerenciamento de carreira é bem-vinda quando houver uma lentidão na progressão da carreira

Que pode acontecer principalmente pela estagnação do próprio profissional, que não busca organizar e melhorar sua carreira. Conseguindo um auxílio, você pode verificar as opções, e entender o que deverá fazer para atingir uma melhora na carreira.

Lembrando que existem excelentes Coaches de Carreira no mercado atual. E que você pode com toda certeza contratar um deles quando sentir que a sua carreira necessita de um bom auxílio.

Gostou do post sobre gerenciamento de carreira? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante