Entenda o que é estabilidade financeira e como sua família pode alcançar

Hoje vamos te explicar o que é estabilidade financeira e porque ela é tão importante para a sua vida, considerando que a falta de dinheiro é um dos maiores motivos de estresses vivenciados pelo brasileiro.

Então se você está em busca de uma mudança de vida, obtendo mais conforto e calma nas suas finanças, não saia deste material!

Vamos te passar dicas importantes sobre como alcançar a estabilidade financeira e assim aproveitar melhor os seus ganhos.

O que é estabilidade financeira?

Estabilidade financeira é um objetivo, um modo de vida, desejado por muitas pessoas, e conquistado por algumas. Basicamente é o equilíbrio entre o que se ganha e o que se gasta, de maneira que os gastos nunca estejam acima dos ganhos, e sua vida seja mais tranquila e agradável.

7 passos para alcançar a estabilidade financeira

Organizamos então 7 passos simples e eficazes para que você possa alcançar de verdade a sonhada estabilidade financeira.

1) Comece com a educação financeira

Se educar na área é com toda certeza o primeiro passo, uma vez que o que sabemos sobre dinheiro, ganhos e gastos é muito superficial no país. Então procure um curso, um mentor, um Coach, alguém que possa te falar melhor sobre o que é o dinheiro e como utilizá-lo.

2) Faça um planejamento do orçamento familiar completo

Não só envolvendo toda a família no processo, mas também anotando tudo referente ao financeiro, principalmente os gastos e ganhos reais da família, de maneira que você verifique se o que entra compensa o que sai.

Uma dica boa é anotar tudo o que se gasta, do menor ao maior, e observar para onde o seu dinheiro está sendo destinado.

3) Estude meios de quitar e renegocie as dívidas

Um dos nossos maiores gastos são com as dívidas grandes, como parcelas do cartão, financiamentos, empréstimos, ou mesmo contas não pagas.

Mas todas elas podem ser renegociadas, com redução de juros, opções diferenciadas de pagamento, dentre outras opções. Basta apenas que você entre em contato com a empresa que deve, e tente!

Esse foi o terceiro passo para alcançar sua estabilidade financeira.

4) Faça ajustes sempre que necessário

Mudando itens do cotidiano para assim melhorar as finanças. Uma das atividades que as pessoas mais usam é cortar o comer fora todos os dias, o que já reduz em muito os seus gastos, deixando para apenas momentos especiais.

Verifique o que você pode modificar para assim ajustar suas finanças.

5) Procure sempre pagar as contas antes do vencimento

Algumas contas têm juros absurdos, como financiamentos e cartões de crédito. Então faça o possível para não atrasar, para não ter esse gasto adicionado. Em algumas situações, pagar antes até proporciona um desconto, então aproveite quando possível.

6) Invista sempre que for possível

Investir é um reflexo da estabilidade financeira, e deve ser um objetivo. Enquanto estiver se organizando, invista quando puder. Mas quando organizar bem suas finanças torne o investimento algo rotineiro, como uma conta, para que assim se organize para o futuro.

7) Realize seus sonhos é reflexo da estabilidade financeira

Outro reflexo da estabilidade financeira é poder realizar os sonhos que você e sua família possuem. Uma vez que seu orçamento está em ordem, vocês já podem começar a buscar seus objetivos.

E se mesmo assim você ainda está em dúvida sobre como conquistar sua estabilidade financeira, sugerimos que busque um especialista na área, para que assim ele te oriente e incentive, e você consiga melhorar a sua vida financeira!

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante