Como ser otimista?

Como ser otimista? Tenho certeza que você, em algum momento de sua vida, já se fez essa pergunta, seja porque quis mudar sua forma de pensar, seja porque viu pessoas por aí com este tipo de pensamento.

E com tantas coisas ruins acontecendo ao nosso redor ultimamente, o otimismo parece uma atitude necessária, já que o mundo parece estar de cabeça para baixo.

Então neste material nós vamos te passar algumas dicas de como ser otimista! Comece já e não saia deste material até ler todas elas!

O que é otimismo?

O otimismo é uma qualidade presente em diversos indivíduos, que conseguem enxergar coisas boas em todas as situações e momentos da vida, mesmo os mais complexos e nada agradáveis.

Quem é otimista enfrenta os problemas que aparecem, e sempre aprendem algo com eles, seja no lado pessoal ou profissional de suas vidas.

Como ser otimista?

Mas como muitos de nós ainda não somos, estamos constantemente nos perguntando: como ser otimista?

Basicamente você precisará incluir algumas ações em sua rotina, de maneira a aprender a identificar as coisas boas em sua vida, recebendo cada momento, seja bom ou ruim, como algo importante para a sua jornada pessoal.

É claro, que ser otimista não quer dizer “fechar os olhos” para tudo. Ou olhar coisas extremamente negativas, fingindo acreditar que são boas. Acima de tudo, devemos ser coerentes em nossas reflexões.

Dicas para melhorar seu otimismo

Mas é claro que só com palavras, não é exatamente possível que nós consigamos colocar o otimismo como algo presente em nossas vidas, parte de nossa essência enquanto pessoa. São necessárias ações para se tornar mais otimista!

Então abaixo temos algumas dicas que devem te ajudar a melhorar sua percepção sobre as coisas e assim desenvolver o otimismo em sua vida!

  • Desligue-se por algum momento

Principalmente das redes sociais e internet, uma vez que ela é a fonte principal das nossas desconfianças e ansiedades atuais. A dica aqui é aproveitar outras coisas da vida!

Faça um passeio num parque, brinque com seus animais, passe um tempo com seus filhos, leia um livro, vá a um show, e assim por diante. Faça coisas que te deixem relaxado e alegre.

  • Tente respirar fundo

Pode parecer uma dica furada, mas na verdade é um dos caminhos mais eficazes para conseguir relaxar e aproveitar as coisas da vida de verdade, uma vez que a ansiedade e falta de otimismo não nos deixa respirar.

Então faça exercícios de respiração, puxando o ar pelo nariz bem devagar, e soltando também bem devagar pela boca, mentalizando neste processo coisas alegres da sua vida.

  • Tente manter o foco na solução

Um dos maiores erros das pessoas é olhar apenas para o problema, e reclamar dele. Mas um otimista aprende a focar na solução, não no problema, e assim ele aproveita muito mais da sua vida.

Então um problema surgiu, veja o que você pode fazer para arrumá-lo, ao invés de só reclamar por aí!

  • Alegrar-se diariamente pelas suas conquistas

Todos os dias nós conquistamos algo. Seja acordar mais cedo, mudar nossos hábitos alimentares, fazer a inscrição para aquele curso, terminar uma aula, dentre outras coisas.

O que precisamos é aprender a valorizar cada pequena conquista, uma vez que elas são o caminho para os nossos grandes objetivos. Essa é uma ótima dica para se tornar mais otimista.

  • Cuide do seu corpo

Realizando atividades físicas frequentes, independente da modalidade que você escolha. E cuidando ainda de sua alimentação, procurando nutrir e fortalecer o seu corpo para que ele funcione melhor. Essas são atitudes que também irão auxiliar sua mente!

E se mesmo com as nossas dicas você ainda tem dificuldade de ser otimista, sugerimos que você procure um profissional especializado no assunto. Para que assim ele possa te ajudar a desenvolver essa qualidade.

Gostou do post sobre como ser mais otimista? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Para outros conteúdos como esse acesse aqui o nosso blog!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante