Como vencer a timidez? Veja dicas abaixo

Se você está procurando dicas de como vencer a timidez, com toda certeza está no lugar certo! A timidez se configura como um processo humano natural, que eventualmente irá acontecer com qualquer pessoa, mesmo que ela seja extremamente comunicativa a todo o momento.

Isto porque existem diversas situações, sociais e profissionais que podem gerar desconfortos. Até mesmo nas pessoas mais confiantes, e assim, elas se sentirão tímidas, mesmo que por pouco tempo.

Então não deixe de acompanhar tudo o que vamos te informar aqui, para que você saiba como vencer a timidez. E assim, aproveitar melhor os diversos momentos da vida.

Timidez não é algo exclusivo

Antes de entender como vencer a timidez, saiba que ela não é exclusividade sua! Embora não pareça, a timidez é um processo natural de todo o ser humano. Ela acaba aparecendo quando ele vivencia situações que não o agradam de verdade. Como quando conhecemos uma pessoa nova, ou estamos perto de alguém que gostamos, ou mesmo precisamos falar para muitas pessoas.

Então não vá pensando que somente você é tímido. Mesmo as pessoas que se apresentam de maneira mais ativa, aparentando controlarem muito bem esta sensação, sentem ou já sentiram timidez em diversos momentos pessoais e profissionais.

Dicas de como vencer a timidez

Agora que você já sabe que todo ser humano está predisposto a ser tímido em algum momento, vamos te passar algumas dicas importantes e válidas para que você supere de uma vez esta condição, e possa desfrutar de verdade do seu cotidiano pessoal e profissional.

Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar a vencer a timidez:

  • Mude sua percepção sobre si mesmo – às vezes você mesmo se sabota! Se colocando como uma pessoa inferior a outras, e não valorizando todas as suas características. Busque se conhecer, para que você valorize o que de bom tem em si. Tente melhorar as coisas que não gosta, obtendo assim maior confiança.
  • Desenvolva sua Autoestima – e na mesma mão de se conhecer, está o processo de elevar sua autoestima. Seja em termos estéticos, seja em situações profissionais e sociais. Reconheça suas características, e coloque elas em destaque, registrando-as no papel e repetindo-as o tempo todo, para que sua mente se acostume a se valorizar.
  • Conheça os seus medos – para que assim você possa se preparar e enfrentá-los. Essa é uma boa dica para vencer a timidez. Se o seu medo é falar em público, busque se preparar para isto existem cursos ótimos! Se for falar com pessoas desconhecidas, faça uma viagem e se hospede em um hotel. Assim você pode conhecer outras pessoas, e por aí vai.
  • Busque uma vida social – busque se colocar mais em contato com outras pessoas em locais que não sejam do seu cotidiano. Se não quiser ainda conhecer novas pessoas, saia mais com sua família. Vá a locais onde ficará envolto por diversas pessoas.

E a dica mais importante para vencer a timidez é: buscar ajuda profissional e especializada! Vá a um psicólogo, faça terapia, descubra o que te deixa ansioso e tímido, para que possa combater cada uma destas situações.

Conclusão

Então como você pode perceber, a timidez faz parte da vida de diversas pessoas, mas ela pode ser controlada! Basta que você se conheça um pouco mais, e busque melhorar as sensações que podem te deixar desconfortável.

Assim você com certeza irá superar, mesmo que aos poucos, e vencer a sua timidez!

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Acesse outros conteúdos interessantes em nosso blog, clique aqui!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante