Qual a importância do planejamento para o seu dia a dia?

Quem deseja ter mais produtividade no dia a dia precisa entender importância do planejamento. Isso porque, é por meio dele que você pode trazer vários benefícios para a sua rotina.

Quando você cria um planejamento, fica mais fácil priorizar as tarefas e estimular quanto tempo é possível gastar em cada uma delas. Outra vantagem é que você consegue diminuir as chances de atraso, e até mesmo de esquecimento de atividades.

Outro benefício que revela a importância do planejamento é que fica mais simples acompanhar o desenvolvimento de objetivos. Isso porque, você pode criar pequenas metas e assim mensurar o quão próximo está do resultado almejado.

A importância do planejamento para evitar a sobrecarga de trabalho e manter seu bem-estar mental e físico

Nos últimos anos o debate em torno da sobrecarga de trabalho tem crescido cada vez mais. Isso porque, percebeu-se que o excesso de atividades profissionais pode gerar uma série de distúrbios, incluindo a Síndrome de Burnout, que é caracterizada pelo esgotamento físico e mental do profissional.

E um dos motivos que releva a importância do planejamento é justamente ajudar a evitar esse tipo de consequência grave. Um dos fatores que pode gerar essa sobrecarga é justamente o acúmulo de tarefas e atividades.

Essa falta de controle faz que o trabalho vire uma verdadeira bola de neve. E com isso a saúde mental e física do profissional é diretamente comprometida.

Por conta disso que o planejamento pode ser de grande ajuda. Nele você consegue estabelecer um ritmo de trabalho mais sadio e até mesmo incluir pausas para descansar na sua rotina.

Com isso, as chances de você acabar sobrecarregado diminuem drasticamente.

Dicas de como fazer o seu planejamento

Saber a importância do planejamento é o primeiro passo para conseguir ter mais controle sobre as tarefas do dia a dia. Mas, além disso, é importante colocar algumas dicas simples em prática:

  • Reserve um tempo diariamente para se planejar

A primeira dica é que você reserve um tempo diariamente para se planejar. Você pode fazer isso no dia anterior ou logo pela manhã, isso irá depender diretamente do que realmente funciona no seu caso. Posso garantir para você que 5 minutos bastam para você fazer um planejamento do seu dia. Aquele tempo que você fica no Instagram rolando a tela, você pode substituir para fazer um planejamento para você e para o seu dia.

  • Não dependa somente do seu cérebro

Depender apenas do cérebro para lembrar de tudo que você precisa fazer é um erro. Isso porque você pode sobrecarregá-lo e provavelmente ele vai esquecer de algo. Portanto, a importância do planejamento também passa por esse item, como um back-up do nosso cérebro.

O melhor a ser feito é anotar tudo. Seja de forma online ou em um planner impresso, o importante é dar esse fôlego para a sua mente.

  • Não esqueça dos descansos

Estudos mostraram que depois de duas horas seguidas de trabalho a tendência é que nosso rendimento e produtividade caiam. Logo, na hora de planejar o seu dia e rotina não deixe de incluir pequenos períodos de descanso a cada duas horas e alguns mais longos.

Agora que você já sabe a importância do planejamento, não deixe de manter esse controle diariamente. Você verá como colocar as metas no papel, planilha ou até mesmo aplicativo te ajudará a ter mais produtividade no dia a dia.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

 

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante