Como parar de procrastinar definitivamente? Veja dicas

Quem deseja ter mais produtividade no dia a dia e acabar de vez com atrasos em tarefas, precisa aprender a parar de procrastinar. É claro que essa é uma mudança desafiadora, uma vez que envolve mudanças de hábitos.

Ou seja, por mais que você queira, se você não conseguir fazer a sua mente e até o seu corpo mudar algumas atitudes diárias, dificilmente a procrastinação deixará de estar na sua rotina.

Por isso, para te ajudar separamos algumas dicas que irão lhe auxiliar nessa jornada em busca de uma vida mais produtiva. Confira!!!

Crie micro metas para parar de procrastinar

Um dos erros de quem deseja parar de procrastinar é criar metas grandes demais que dificilmente serão alcançadas. Por isso o ideal é criar micro metas e que possam ser mensuradas.

Assim você poderá acompanhar seus avanços com mais facilidade. Ou seja, se você deseja começar a ler um livro, mas está sempre procrastinando, experimente começar a primeira semana de leitura com apenas 10 minutos por dia. Ao final de uma semana você terá lido 50 minutos. Muito melhor do que não ler nada. E assim, gradativamente você vai aumentando sua produtividade e procrastinando menos.

Saiba gerenciar suas emoções e não apenas o seu tempo

Muita gente acha que para parar de procrastinar é necessário apenas gerenciar o tempo para evitar desperdiçá-lo. No entanto, é necessário controlar as emoções.

Sabe aquela velha desculpa “não estou com humor para fazer isso”? Pois então, ela pode se tornar um ciclo vicioso.

A verdade é que as emoções não podem te atrapalhar nesse nível. E para isso é importante trabalhar a sua inteligência emocional, seja por meio de técnicas de autoconhecimento ou até mesmo meditação. Além disso, um processo terapêutico com um profissional especializado pode lhe auxiliar bastante nesta jornada.

Inclua os imprevistos nos seus planejamentos e assim diminua sua procrastinação

A verdade é que mesmo que você esteja comprometido a não procrastinar, imprevistos sempre podem acontecer. Desde a internet acabar e te impedir de realizar alguma tarefa importante, até uma doença.

Logo, sempre faça seus planejamentos considerando fatores internos e externos que podem te prejudicar. O ideal é que você tenha ações pré-definidas que possam te auxiliar.

Por exemplo, a internet acabou, mas você consegue adiantar outras tarefas sem que aquelas que precisam ser realizadas sejam prejudicadas. Ou, quem sabe, você pode se deslocar até outro local com internet em tempo hábil para não se atrasar.

Se não pode com os inimigos junte-se a eles para parar de procrastinar

Muitos guias sobre parar de procrastinar afirmam que você tem que podar os vilões de tempo, como as redes sociais, os cafezinhos etc. Mas a verdade é que muitas vezes eles obrigatoriamente estão na sua rotina.

É o caso de pessoas que trabalham com web e que precisam ter contato com Facebook e Instagram, por exemplo.

Por isso, o ideal é que você se una a esses inimigos de uma maneira mais produtiva. No caso das redes sociais, por exemplo, programe horários de descanso periódicos (de 10 a 25 minutos) a cada uma ou duas horas de trabalho focado para você apenas navegar nas suas redes.

Você não vai parar de procrastinar do dia para a noite. Na verdade, essa é uma mudança que leva tempo e que depois precisa de cuidados para ser mantida. Por isso, não desista nos primeiros dias. Mesmo que no começo as coisas não saiam como o planejado, não desista!

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

 

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante