Como ter mais foco?

Saber como ter mais foco é essencial para qualquer profissional. Não importa se você está começando sua carreira ou já tem vasta experiência.

A verdade é que a falta de foco é um dos maiores vilões da produtividade. Afinal de contas, é isso que faz que você perca tempo com atividades ou coisas que não são urgentes ou que não tenham relevância para a sua rotina.

E para te ajudar separamos algumas dicas de como ter mais foco. Confira!

Procure ficar em ambientes com menos distrações

Uma das primeiras dicas de como ter mais foco é procurar ambientes mais tranquilos para trabalhar. Quanto menos próximo das distrações você ficar, mais fácil será se manter focado.

Muitas vezes não é nem necessário trocar de sala ou coisas do gênero. As vezes o simples fato de deixar o celular no silencioso ou desativar as notificações já é o suficiente. Teste aquilo que mais funciona com você!

Inclua a meditação no seu dia a dia e assim saiba como ter mais foco

Nem sempre nós conseguimos ficar em ambientes calmos e tranquilos para trabalhar. Um colega escutando música, conversas paralelas, obras no prédio vizinho, existem distrações que não cabe a nós controlar.

E nessas horas a meditação pode ser uma grande aliada. Quando você tem mais controle sobre a sua mente e aos fatores externos, como ruídos, fica mais fácil se concentrar. Existem aplicativos de meditação que poderão lhe auxiliar bastante nesta jornada. Existem meditações de 1 minuto que é possível fazer até em seu local de trabalho.

  • Liste as tarefas a serem feitas

Outra dica de como ter mais foco é listar tudo aquilo que você precisa fazer no dia. Quando você visualiza as tarefas que precisam ser executadas e até mesmo o nível de urgência delas, fica mais fácil de se manter focado.

Isso porque você consegue saber tudo o que precisa ser feito e até mesmo estabelecer uma ordem. Dentro do meu processo de desenvolvimento humano, trabalho com diversas ferramentas para uma melhora de organização diária.

  • Estabelecer um prazo para as coisas é uma das dicas de como ter mais foco

Um dos motivos mais comuns que nos fazem perder o foco é não ter um prazo para as atividades e metas diárias. A gente acaba deixando as tarefas sempre para depois até que tudo vira uma bola de neve.

Por sua vez, quando você coloca um tempo para aquilo ser executado, é muito mais fácil ficar focado. E é importante que tudo tenha prazo.

Desde a leitura de e-mails até atividades de lazer e cuidados pessoais. Sejam atividades profissionais ou pessoais, sempre saiba quanto tempo você tem para executar cada uma delas.

  • Faça exercícios físicos

Outra dica de como ter mais foco é fazer exercícios físicos. Atividades do gênero acabam trabalhando a questão do foco, pois você precisa manter o controle de vários aspectos durante a execução de tais atividades.

No caso da corrida, por exemplo, você precisa focar na respiração e no ritmo.

Além disso, exercícios físicos também são ótimas maneiras de trabalhar a concentração. Sem contar que essas atividades também trazem benefícios para a saúde mental e física, como, por exemplo, reduzir o estresse, melhorar o condicionamento físico e gerar mais disposição.

Não deixe de colocar essas dicas de como ter mais foco em prática. É o esforço diário que poderá te ajudar nessa jornada e assim permitir que você se torne mais produtivo.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

 

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante