Metas para 2020

Com a proximidade do final do ano, é natural que surjam planejamentos para o ano seguinte. Para não correr o risco de abandonar as suas metas para 2020, acompanhe o nosso conteúdo e descubra como traçá-las para conquistar os seus objetivos. Confira!!!

Por que abandonamos as nossas metas? Entenda para cumprir as metas para 2020

Se você é o tipo de pessoa que cria listas, planeja milhares de coisas para o ano seguinte e não consegue realizá-las até o encerramento de um ciclo, fique tranquilo: você não é o único.

Estudos apontam que cerca de 80% das pessoas desistem de perseguir as suas metas de ano novo antes da chegada de fevereiro. O motivo está associado a um fator fundamental: a recompensa.

Quando estipulamos que “deveríamos fazer” e não dizemos simplesmente que “vamos fazer” algo, os objetivos associam-se a sentimentos menos agradáveis, que envolvem vergonha e culpa a cada dia que deixamos de fazer algo em direção aos nossos objetivos.

Esse não o único motivo. Traçar metas inalcançáveis ou estipular prazos que desconsiderem a realidade abrem portas a sentimento de frustração diante da impossibilidade de concretizá-las a tempo.

Por isso, o primeiro segredo para traçar e conquistar as metas para 2020 é criar um planejamento realista:

· Estipule metas realistas e atingíveis

Antes de começar a sua lista de metas para 2020, considere a realidade em que está inserido e as reais possibilidades de concretizar as suas metas. Seja realista e acompanhe o desempenho na prática.

Uma sugestão é definir pequenos prazos para executar as tarefas, acompanhando e percebendo há tempo o que está ou não funcionando, caso seja necessário, realize ajustes para não perder o foco e seguir firme até conquistar os seus objetivos.

· Organize as metas para 2020 por prioridade

O que é mais importante ou o que trará maior satisfação ao conquistar? Foque primeiro neste objetivo. Caso ele pareça grandioso, não há problema: quebre-o em metas menores, pequenos passos que o direcionam ao cumprimento da meta maior.

Por vezes, o mais gratificante não será o de maior urgência, então separe algum tempo para refletir e determinar por onde começar.

· Registre as suas conquistas

O acompanhamento é necessário para realizar os ajustes que permitam redirecionar os caminhos que o levem a conclusão de seu objetivo, mas acompanhar e registrar pequenas conquistas o manterá motivado em suas metas para 2020.

Utilize um caderno, software de texto ou aplicativos para celular na hora de registrar e visite as suas anotações sempre que precisar de incentivo para continuar firme em seus objetivos.

· Transforme as suas metas em projetos

Uma boa forma de visualizar as metas é separá-las por categorias. A sugestão é separar objetivos profissionais dos pessoais. Dentro de cada categoria, crie subcategorias como estudos, lazer, saúde e bem-estar.

Aliás, se não está praticando atividades físicas, tente incluí-las em suas metas. Elas trarão mais disposição e energia ao projeto e, sentir-se bem será fundamental para dar continuidade aos seus planos.

Por fim, e para manter-se motivado, procure mensagens de incentivo e encorajamento. Assim, você conseguirá se manter firme em suas metas para 2020 e aproximar-se do que deseja e espera conquistar no próximo ano. Boa sorte!

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

 

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante