Planejamento de carreira: um excelente passo para o sucesso profissional

Planejamento de carreira e sucesso profissional andam lado a lado. É ele quem proporciona uma visão sob duas perspectivas: a realidade atual e a desejada, permitindo visualizar os objetivos e sair da zona de conforto rumo à satisfação profissional.

Significa dizer que todas as pessoas que obtêm sucesso planejam? É evidente que não, mas, sabemos que as únicas vantagens em não planejar é evitar decepções e não gerar expectativas, o que nos limita a aceitar as inevitáveis consequências da falta de ação.

Você pode – e deve projetar o seu sucesso -, por isso, se deseja estar no grupo de indivíduos que planejam e conquistam os seus objetivos, acompanhe o nosso passo a passo e descubra como fazer o planejamento de carreira ideal para obter sucesso.

O que significa planejamento de carreira e por que é importante?

Embora o conceito de “planejamento” seja amplo, o ato de planejar uma carreira significa utilizar-se da lógica e informações disponíveis para descrever em detalhes o futuro desejado permitindo visualizar os caminhos que o tornem realidade.

Planejar é natural, todos os seres humanos planejam. Mas existe uma diferença significativa entre idealizar o futuro e ser capaz de planejá-lo estrategicamente.

O planejamento estratégico exige praticidade e pragmatismo para levá-lo a concretização do objetivo final. Ele nos fornece uma visão clara dos níveis de dificuldade em nossa jornada rumo ao sucesso.

Planejando sua carreira: o passo a passo para o sucesso profissional

Planejar a realidade profissional desejada envolve diferentes etapas. São elas:

  • A auto avaliação, que nos conscientiza a respeito de nossas habilidades, pontos fracos ou fortes e conhecimentos.
  • A identificação daquilo que desejamos e o que não desejamos.
  • A definição de metas a curto, médio e longo prazo.
  • Estratégias para tornar reais os objetivos estabelecidos.
  • Busca por oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento.
  • Reavaliação e atualização periódica do planejamento de carreira.

Embora não haja qualquer garantia de sucesso com o planejamento, uma vez que fatores externos também interferem em nossas conquistas, ele sem dúvidas nos aproximará de nossas metas e nos manterá focados e motivados.

Assim:

Perceba onde está e defina onde pretende chegar

O primeiro passo para planejamento de carreira é entender os seus valores e identificar o que busca em um ambiente de trabalho. Ter consciência de suas habilidades e o que é necessário desenvolver. Após essa etapa, pense nas profissões ou atividades profissionais que encaixam em sua lista de qualificações e interesses.

Identifique as opções

Após levantar as possibilidades profissionais, pense nos aspectos práticos: quais são as profissões que realmente oferecem as melhores oportunidades e qual mercado estará pronto para absorver as suas qualificações?

É o momento de pesquisar as qualificações necessárias para as possibilidades que o interessam. Afunile as suas escolhas elencando as que mais convém ao seu momento e poderão guiá-lo ao objetivo final.

Estabeleça metas

Toda a atividade de planejamento será em vão se você não sair do lugar, por isso, é preciso definir os objetivos e metas corretamente para dar início à caminhada rumo ao sucesso profissional.

Ciente do que busca e quais caminhos precisa seguir, reveja o seu planejamento trimestralmente. Atualize objetivos e metas, altere os prazos (se necessário), e estabeleça níveis de importância.

Com a criação de um planejamento de carreira você estará mais próximo do sucesso profissional. Por isso, não perca tempo: siga as nossas recomendações e dê início a sua trajetória de sucesso.

Precisa de ajuda para começar a planejar e estruturar? Venha conversar gratuito e conhecer a ferramentas poderosas para lhe fazer refletir em busca de melhores resultados.

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante