Conheça as principais técnicas de programação neurolinguística

As técnicas de programação neurolinguística promovem o desenvolvimento de nossas habilidades, reprogramam pensamentos e emoções, gerando bons resultados e garantindo alta performance em diferentes âmbitos da vida.

A Programação Neurolinguística (PNL), estuda as experiências subjetivas humanas, a fim de compreender ações, valores e pensamentos, contribuindo para a eliminação de comportamentos nocivos a partir de técnicas assertivas.

Pensando nisso, criamos um conteúdo para apresentá-lo ao conceito e ensinar os principais exercícios para aprimorar capacidades, visando impulsioná-lo ao sucesso. Acompanhe e descubra!

Técnicas de programação neurolinguística

Para entendermos o conceito é preciso, antes, termos clareza dos significados que compõem o termo:

Neuro, como o nome indica, refere-se ao sistema nervoso. Linguística, à nossa capacidade de usar a linguagem e a maneira como palavras e frases refletem os nossos mundos mentais.

Mais que isso, linguística compreende também a nossa linguagem silenciosa de gestos e atitudes, revelando os nossos estilos de pensamento. Por fim, a programação foi um termo emprestado da informática.

Ao considerar o nosso cérebro como um grande “software mental”, sugere-se que os nossos pensamentos podem também ser reprogramados através de exercícios e técnicas. E é justamente neste ponto que está o propósito da PNL.

As principais técnicas

O conjunto de técnicas de programação neurolinguística são precisas como um programa de computador, mas, imensamente mais simples. Elas acentuam, em primeiro lugar, a importância de se ter em mente os sonhos e as metas.

Permitem mudar o que desejar e fornecem as ferramentas para fazer isso de maneira fácil e relativamente rápida quando comparada a outras abordagens psicoemocionais. Entenda:

  • As modalidades e submodalidades do pensamento

Ao falarmos sobre modalidade, estamos nos referindo aos sentidos que constituem o pensamento: a audição, o olfato, a visão, o tato e o paladar. As submodalidades tratam das características que compõem tais sentidos.

Cada qual possui histórias e vivências particulares, a maneira como assimilamos as experiências são também variáveis. O objetivo inicial é que as nossas submodalidades e modalidades sejam treinadas.

A PNL acredita que, ao entendermos os nossos pensamentos e estado emocional, seremos capazes de enxergar com mais clareza os nossos propósitos e objetivos.

  • Mudança de atitudes e perspectivas

A mudança de atitude é uma das técnicas de programação neurolinguística e que pretende fazer-nos enxergar o problema de uma maneira diferente. Ao mudarmos à nossa maneira de enxergar uma determinada situação, é possível agir de maneira diferente para conseguir extrair benefícios e não apenas problemas.

É essencial que a pessoa reflita sobre a sua responsabilidade quanto aos acontecimentos negativos e trace objetivos que os permitam modificar a situação. Para analisar sob uma perspectiva diferente, recomenda-se:

  1. Enxergar a situação, primeiro sob a própria ótica.
  2. Posteriormente, se colocando no lugar de uma outra pessoa para refletir sobre a situação na posição do observador.
  3. Buscar um ponto de vista imparcial para conseguir analisar a situação como um todo e a melhor maneira de lidar com ela.
  • Ancoragem positiva e Rapport

Âncora é uma ferramenta aplicada para fixar um estado emocional positivo vivenciado; ao recordar do estado-âncora e sentir as mesmas emoções, as ações futuras serão pensadas por este estado emocional. Serve para estimular novos hábitos.

O Rapport consiste na sincronia entre duas ou mais pessoas. Quando a forma de conversar e os gestos se aproximam, permitindo empatia e alinhamento de metas.

Há ainda diversas outras técnicas de programação neurolinguística. Para receber mais dicas sobre o assunto e iniciar a mudança que deseja promover em sua vida, acompanhe o nosso conteúdo.

Em meus processos de desenvolvimento humano trabalhamos com diversas ferramentas da PNL. Entre em contato e saiba mais. Vai ser um prazer ajudá-lo neste momento de busca e compreensão do seu eu interior.

 

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante