O que é a análise comportamental?

Você já ouviu falar sobre análise comportamental? Sabe a que se refere e por que vem sendo cada vez mais utilizada em ambientes organizacionais? Se a sua resposta para as perguntas anteriores foi negativa, não se preocupe! Nós te contamos.

Ao contrário do que muitos possam pensar, a análise comportamental não se limita a avaliar o comportamento de outros indivíduos. Pelo contrário, é uma abordagem avaliativa complexa que pode gerar impactos positivos na busca por resultados. Confira!!!

Entendendo a análise comportamental

Como dito, a análise comportamental é uma abordagem avaliativa que consiste na observação. São pontuados os pontos fortes e os fracos, virtudes e vulnerabilidades, e, as qualidades e defeitos presentes em cada indivíduo.

Visa explicar como e por que uma pessoa reage e se comporta de determinada maneira. Longe de ser uma análise superficial, é um estudo aprofundado que auxilia na compreensão de nossas decisões e melhores maneiras de lidar com um problema ou desafio.

A análise considera que o comportamento das pessoas é um reflexo de suas experiências externas (contato com familiares, amigos, colegas de trabalho etc.) e de suas influências internas (modo de ser, se relacionar e entender o meio).

Tem se tornado fundamental em ambientes organizacionais devido ao valor crescente do capital humano dentro das empresas, razão pela qual as técnicas relacionadas à gestão de pessoas passam, necessariamente, pela compreensão do perfil de seus colaboradores.

Subdivisões da análise comportamental

A análise comportamental relaciona-se à tradição behaviorista da psicologia, que utiliza princípios de aprendizagem na promoção por mudanças de conduta. Podendo ser subdividida em três partes:

  1. A teórica, histórica e filosófica, chamada de “Behaviorismo Radical”;
  2. A Empírica, também conhecida por Análise experimental do comportamento, e;
  3. Análise aplicada do comportamento.

Por ser baseada em princípios de aprendizagem, são realizados testes que ajudam a identificar perfis.

Para que servem os testes comportamentais?

Os questionários comumente aplicados em ambientes corporativos buscam identificar o perfil e as competências de seus colaboradores. São desenvolvidos por base em estudos psicológicos e geram resultados fiéis.

Entre os testes comumente aplicados para análise comportamental estão:

1.    Metodologia DISC

Do acrônimo inglês “Dominance, Influence, Steadiness e Conscientiousness”, é um dos testes mais utilizados. Baseado em quatro pilares, eles indicam:

  • Domínio, que avalia a maneira como um indivíduo lida com desafios e dificuldades;
  • Influência, a forma de se relacionar, comunicar e influenciar outros indivíduos;
  • Estabilidade, para perceber como lida com mudanças e se posiciona em momentos transitórios;
  • Conformidade, para compreender a sua capacidade de ajuste, enquadramento nas regras e valores da empresa, e, capacidade de segui-las conforme orientação.

2.    Metodologia STAR

Como ocorre na DISC, os pilares são representados por seus caracteres, onde

  • ‘S’ representa a Situação,
  • ‘T’ indica Tarefa,
  • ‘A’ a ação e,
  • ‘R’ o resultado.

Para a metodologia STAR, que é outro teste de análise comportamental, o comportamento regresso de indivíduos é um forte indicador de suas posturas futuras.

3.    Inventário de aderência cultural

Em um questionário de mais de 80 perguntas, a cultura de uma organização é dividida em seis dimensões distintas. São elas:

  • Cultura Paroquial ou Cultura profissional;
  • Orientação para processos ou orientação para resultados;
  • Orientação para empregado ou orientação para trabalho;
  • Cultura normativa ou pragmática;
  • Controle fraco ou rígido;
  • Sistema aberto ou fechado.

Há ainda outros testes que podem ser aplicados para compreender melhor as competências de colaboradores. Na RDIP aplicamos o teste DISC que com certeza irá auxiliar em seu desenvolvimento pessoal & profissional. Temos um link grátis para você fazer uma degustação do DISC, acesse aqui: https://cisassessment.com.br/degustacao/coachrenatodip

Agora que você sabe mais sobre análise comportamental, agende seu bate papo inicial gratuito e saiba mais como este processo pode ser útil em sua vida.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!!!

Até a próxima.

Um abraço,

Renato Dip

Especialista em Carreiras, Coach & Palestrante